LINGUAGEM E(M) DIÁLOGOS:
A SEMANA DE LETRAS COMO EVENTO CIENTÍFICO-CULTURAL MULTIDISCIPLINAR
Parole chiave:
Programa de Educação Tutorial. Linguística e Literatura. Evento acadêmico. Evento cultural. Multidisciplinaridade.Abstract
A Semana de Letras é um evento anual do PET Letras Ufal, composto por atividades acadêmicas e culturais que contemplam diversas áreas, temas e perspectivas teóricas, voltado para os/as alunos/as de graduação, mas abertas a toda a comunidade acadêmica. Neste trabalho, objetivamos relatar a construção do evento e os resultados obtidos em decorrência de sua realização, refletindo sobre seu caráter científico-cultural multidisciplinar e articulando essa reflexão com a filosofia do PET. Para tanto, selecionamos as atividades da X Semana de Letras e consultamos atas de reuniões do PET Letras Ufal, relatórios do evento e o Manual de Orientações Básicas do PET (MOB). Constatamos que as atividades acadêmicas proporcionam a divulgação, discussão, reflexão e avaliação da produção científica da Faculdade de Letras, além de possibilitarem o contato com pesquisadores, discentes e docentes de outras universidades, ampliando a formação acadêmica em Linguística e Literatura. As atividades culturais, por sua vez, permitem que artistas exponham suas produções e promovem o contato do público com as mais variadas expressões artísticas, como apresentações musicais e teatrais, exibições de produções audiovisuais, pictóricas, fotográficas e afins. Concluímos que, em consonância com o MOB (BRASIL, 2006), o evento estimula os/as petianos/as a desenvolverem capacidade de trabalho em equipe e competências individuais; proporciona a toda a comunidade acadêmica experiências que integram temas, questões e saberes diversos, visando à formação acadêmica e global; propicia a formação crítico-reflexiva necessária na sociedade contemporânea.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192>. Acesso em: 15 maio 2021.
COSTA, Alessandra Nunes da et al. Exposição artística no meio acadêmico: o contato com a arte através da Expoletras. Anais do IV Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia: ciências, saberes e sociedade em rede. Maceió, 2017. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/anaisdocaiite/issue/viewIssue/242/63>. Acesso em: 20 maio 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).