Projeto FOS no Pontal: O desafio do Français sur objectif spécifique na comunidade de artesãos

Autores

  • Marliene Felix da Silva Universidade Federal de Alagoas

Resumo

As mudanças econômicas mundiais ocorridas na metade do século XX transformaram o ensino de língua estrangeira.Diante das novas necessidades e exigências, surgiu nas salas de aula de língua estrangeira um novo público com demandas específicas, composto por profissionais de diversas áreas cujo objetivo era a aprendizagem de um idioma em um curto período de tempo. O FOS ( Français sur objectif spécifique) nasce no seio do FLE (Français Langue Étrangère) em resposta às necessidades desse público.O objetivo deste artigo é apresentar e discutir sobre o desafio de elaborar um curso de FOS, projeto-piloto, destinado aos artesãos do bairro Pontal da Barra, em Maceió-AL, tendo em vista as necessidades específicas desse grupo. Para o desenvolvimento do curso de FOS, seguiu-se a seguinte orientação metodológica:pesquisa-ação qualitativa, com o procedimento da técnica do Estudo de caso em FOS. A elaboração do material didático utilizado nas sessões de aulas foram essenciais na condução da aprendizagem, principalmente nas atividades com simulações globais e o jeu de rôle.Verificou-se que o desenvolvimento do curso de FOS atendeu aos objetivos de aprendizagem do público-alvo, uma vez que foram capazes de comunicar-se em língua francesa dentro de um contexto de comércio..

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

SILVA, Marliene Felix da. Projeto FOS no Pontal: O desafio do Français sur objectif spécifique na comunidade de artesãos. Revista Areia, [S. l.], n. 1, p. p. 33 – 48, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/3031. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos