Projeto FOS no Pontal: O desafio do Français sur objectif spécifique na comunidade de artesãos

Autores

  • Marliene Felix da Silva Universidade Federal de Alagoas

Resumo

As mudanças econômicas mundiais ocorridas na metade do século XX transformaram o ensino de língua estrangeira.Diante das novas necessidades e exigências, surgiu nas salas de aula de língua estrangeira um novo público com demandas específicas, composto por profissionais de diversas áreas cujo objetivo era a aprendizagem de um idioma em um curto período de tempo. O FOS ( Français sur objectif spécifique) nasce no seio do FLE (Français Langue Étrangère) em resposta às necessidades desse público.O objetivo deste artigo é apresentar e discutir sobre o desafio de elaborar um curso de FOS, projeto-piloto, destinado aos artesãos do bairro Pontal da Barra, em Maceió-AL, tendo em vista as necessidades específicas desse grupo. Para o desenvolvimento do curso de FOS, seguiu-se a seguinte orientação metodológica:pesquisa-ação qualitativa, com o procedimento da técnica do Estudo de caso em FOS. A elaboração do material didático utilizado nas sessões de aulas foram essenciais na condução da aprendizagem, principalmente nas atividades com simulações globais e o jeu de rôle.Verificou-se que o desenvolvimento do curso de FOS atendeu aos objetivos de aprendizagem do público-alvo, uma vez que foram capazes de comunicar-se em língua francesa dentro de um contexto de comércio..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERCHOUD, J. Marie. Communication de spécialité, culture(s), mondialisation. Disponível em: . Acesso em: jan. 2017.

COURTILLON, Janine. Elaborer un cours de FLE. Paris : Hachette, 2003.

CUQ, Jean-Pierre. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Presses universitaires de Grenoble, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

Manual do filé. Disponível em: < http://www.inbordal.org.br/sites/default/files/caderno-instrucoes-bordado-file.pdf >. Acesso em: jan. 2017.

MOURLHON-DALLIES, F. "Penser le français langue professionnelle". In: Le français dans le monde. Paris: Cle International. Juillet-Août 2006, n°346. Disponível em: http://www.fdlm.org/blog/2010/06/29/bonjour-tout-le-monde/. Acesso em: janeiro de 2017.

PARPETTE, C.; MANGIANTE, J.-M. "Le français sur objectif spécifique ou l'art de s'adapter". In: Catellotti, V., Chalabi, H. Le français langue étrangère et seconde : des paysages didactiques en contexte. Paris: L'Harmattan, (Coll. Espaces discursifs), 2006, pp.275-282.

RICHER, Jean Jacques. « Le français sur objectifs spécifiques (F.O.S.) : une didactique spécialisée ? Synergies Chine n°3. 2008. Disponível em:< http://ressources-cla.univ-fcomte.fr/gerflint/Chine3/richer.pdf>. Acesso em: jan. 2017.

SILVA, André Luiz de Almeida. Os promotores do filé : um estudo sobre o bordado alagoano sob o ponto de vista dos mediadores sociais e Institucionais. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Alagoas. Maceió ,2013

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. Cortez: São Paulo, 1986.

ZOLANA, A. N. Concevoir un programme de français sur objectifs spécifiques. Difficultés théoriques et pratiques: le cas de la faculté d'économie de l'Université Agostinho Neto Luanda-Angola. Tese de doutorado. Nice: Université Sophia Antipolis, 2013.

Downloads

Publicado

2018-04-01

Como Citar

SILVA, Marliene Felix da. Projeto FOS no Pontal: O desafio do Français sur objectif spécifique na comunidade de artesãos. Revista Areia, [S. l.], n. 1, p. p. 33 – 48, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/3031. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos