A ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA DA COMPREENSÃO LEITORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Keywords:
Compreensão leitora, Livro Didático, Abordagem SociocognitivaAbstract
The assessment of reading comprehension is a very present practice in Portuguese language textbooks. However, the approaches proposed through exercises, sometimes, present a mechanistic approach and focused exclusively on decoding, compromising the exploration of the text in its multiple senses, as defended by Marcuschi (2003). Therefore, the present work aims to analyze some reading comprehension exercises in the Portuguese language textbook, specifically in the 1st chapter of the book Geração Alpha (2018), by SM Educação, intended for the 9th of elementary school II. The analysis performed is based on studies by Marcuschi (2003; 2008), Kleiman (2002), Koch & Elias (2013) and Geraldi (2015), which address reading from a sociocognitive perspective. The following questions enable a work of textual comprehension relevant to sociocognitive and interactionist approaches to reading. We conclude that the textbook is an ally in teaching and a facilitator in the teaching and learning process, but the key point is that the teacher knows his work material and uses it according to his teaching and learning realities.
Downloads
References
BRASIL. PCN. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 2008.
BRASIL. BNCC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão final. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. PNLD. Plano Nacional do Livro Didático. Língua Portuguesa–Ensino fundamental anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2017.
CAVALCANTE, Vanuze Maria Pacheco. RIBEIRO, Maria Claru Maciel de Araújo. Leitura: um jogo de estrarégias (meta)cognitiva. Montes Claros: Unimontes, 2017.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
GERALDI, João Wanderley. A Aula como Acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2015.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas-SP: Pontes, 2002.
KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. 3.ed. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, Angela Paiva. BEZERRA, Maria Auxiliadora. Livro Didático de Português: Múltiplos olhares. 2ª. Ed. Rio de Janeiro, Lucena, 2003 (p. 48 – 61).
¬¬¬¬¬MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MENEGASSI, Renilson José; CHAVES, Maria Izabel Afonso. O título e sua função estratégica na articulação do texto. Linguagem & Ensino, Pelotas - Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, p. 27-44, out. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15510. Acesso em: 13 dez. 2022.
NOGUEIRA, Everaldo; MARCHETTI, Greta; CLETO, Mirella L. Geração Alpha língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2018.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).