A ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA DA COMPREENSÃO LEITORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs-es

  • Jose Venicius Ramos da Silva UFAL
  • Nadja Eudocia dos Santos Lins Lins UFAL
  • Fabiana Pincho de Oliveira UFAL

Mots-clés :

Compreensão leitora, Livro Didático, Abordagem Sociocognitiva

Résumé

A avaliação da compreensão leitora é uma prática muito presente nos livros didáticos de Língua Portuguesa. No entanto, as abordagens propostas por meio de exercícios, algumas vezes, apresentam um enfoque mecanicista e centrado exclusivamente na decodificação, comprometendo a exploração do texto em seus múltiplos sentidos, conforme defende Marcuschi (2003). Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar alguns exercícios de compreensão leitora no livro didático de língua portuguesa, especificamente no 1º capítulo do livro Geração Alpha (2018), da editora SM Educação, destinado ao 9° do ensino fundamental II. A análise realizada fundamenta-se nos estudos de Marcuschi (2003; 2008), Kleiman (2002), Koch & Elias (2013) e Geraldi (2015), os quais abordam a leitura na perspectiva sociocognitiva. As questões analisadas viabilizam um trabalho de compreensão textual pertinente com as abordagens sociocognitiva e interacionista de leitura. Concluímos que o livro didático é um aliado na docência e um facilitador no processo de ensino e aprendizagem, mas o ponto chave é que o docente conheça o seu material de trabalho e use conforme suas realidades de ensino e de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. PCN. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 2008.

BRASIL. BNCC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão final. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. PNLD. Plano Nacional do Livro Didático. Língua Portuguesa–Ensino fundamental anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 2017.

CAVALCANTE, Vanuze Maria Pacheco. RIBEIRO, Maria Claru Maciel de Araújo. Leitura: um jogo de estrarégias (meta)cognitiva. Montes Claros: Unimontes, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

GERALDI, João Wanderley. A Aula como Acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2015.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas-SP: Pontes, 2002.

KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. 3.ed. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, Angela Paiva. BEZERRA, Maria Auxiliadora. Livro Didático de Português: Múltiplos olhares. 2ª. Ed. Rio de Janeiro, Lucena, 2003 (p. 48 – 61).

¬¬¬¬¬MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MENEGASSI, Renilson José; CHAVES, Maria Izabel Afonso. O título e sua função estratégica na articulação do texto. Linguagem & Ensino, Pelotas - Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, p. 27-44, out. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15510. Acesso em: 13 dez. 2022.

NOGUEIRA, Everaldo; MARCHETTI, Greta; CLETO, Mirella L. Geração Alpha língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2018.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Téléchargements

Publié-e

2023-05-14

Comment citer

RAMOS DA SILVA, Jose Venicius; LINS, Nadja Eudocia dos Santos Lins; DE OLIVEIRA, Fabiana Pincho. A ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA DA COMPREENSÃO LEITORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA . Revista Areia, [S. l.], v. 6, n. 7, p. 23–35, 2023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/15085. Acesso em: 17 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s