O ENSINO DE LITERATURA NO PAESPE
AS AULAS TEMÁTICAS COMO ALTERNATIVA DE ENSINO
Mots-clés :
Ensino de Literatura, Unidades temáticas, Letramento literário.Résumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de literatura através de temáticas pré-estabelecidas, além de relatar as experiências obtidas no processo. O corpus da pesquisa foi composto de diários de classe produzidos a partir de aulas ministradas aos alunos do PAESPE por bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e as respostas dos alunos a um questionário sobre suas experiências com o ensino de literatura. O referencial teórico para as reflexões sobre a situação do ensino de literatura no Brasil e o trabalho a partir de aulas temáticas partiu, entre outras, das pesquisas dos autores: Alves (2006, 2008, 2014); Cereja (2004); Cosson (2009, 2011); Rangel (2003); Rezende (2013) e Zumthor (2000). Desse modo, a abordagem deste trabalho recorreu a três aspectos: primeiro, um levantamento sobre as perspectivas do ensino da literatura e o letramento literário baseado, dentre outros textos, nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCMs) (2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (PCNs) (2002); segundo, na discussão sobre as aulas temáticas como principal meio para a leitura literária; e, terceiro, a contextualização e análise dos dados. Chegou-se à conclusão de que, apesar de mais desafiador, ao priorizar a apreciação do texto literário os alunos passaram a vê-lo também através de uma nova perspectiva e começaram a se permitir assumir uma postura crítica em frente desses textos.
Téléchargements
Références
ALVES, J. H. P. Teoria da literatura, crítica literária e ensino. In: José Hélder Pinheiro Alves; Marta Nóbrega. (Org.). Literatura: da crítica à sala de aula. 1ed.Campina Grande: Bagagem, v. 1, p. 1-181, 2006.
ALVES, J. H. P. Vivências do tempo: uma possibilidade de abordagem da poesia. In: Hélder Pinheiro, Marta Nóbrega. (Org.). Literatura e Ensino: aspectos metodológicos e críticos. 1ed.Campina Grande - PB: EDUFCG, 2014, p. 41-60, 2014
ALVES, J. H. P. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos, João Pessoa, v. 10, n.1, p. 19-31, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEMTEC, 2002
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações. Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.
BARBOSA, Begma Tavares. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Educação foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 145-167, mar. / ago. 2011.
CÂNDIDO, A. O direito à literatura. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
COSSON, Rildo; SOUZA, Renata Junqueira de. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, agosto-2011. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf Acesso em: 07/10/2020.
FERREIRA, Hugo Monteiro. A literatura na sala de aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal – RN, 2007.
FISCHER, Luís Augusto. Ensinar Literatura na era do ENEM. Novembro, 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 de abril de 2019.
OLIVEIRA, Eliana Kefalás. Corpo a corpo com o texto literário. Campina [s.n.], 2009.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
RANGEL, Egon de Oliveira. Letramento literário e livro didático de Língua Portuguesa: “Os Amores Difíceis”. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, Z. V. (Orgs.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros. (Org.). Leitura de literatura na escola. 1ed.São Paulo: Parábola, p. 99-112, 2013. 24
ROUXEL, Annie. O ensino de literatura e a leitura literária. In: Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros. (Org.). Aspectos metodológicos do ensino da literatura. 1ed.São Paulo: Parábola, p. 17-33, 2013
STROGENSKI, Maria José Ferreiro; SOARES, Susane. Ensino de Literatura: uma proposta por unidade temática. Revista ao pé da letra. Recife. v. 13.2. p. 99-113. Julho-Dezembro, 2011.
SEGABINAZI, Daniela Maria; LUCENA, Josete Marinho de. Aulas de língua portuguesa e literatura: concepções e orientações para uma metodologia de ensino integradora. Linguagens & Letramentos. Campina Grande, v.1, no.1, p. 118-138, 2016.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Ubu, 2000
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).