RACISMO ESTRUTURAL BRASILEIRO: UM CRIME QUASE PERFEITO

Autori

  • Acauam Oliveira Universidade de São Paulo

Abstract

Assim como a ditadura brasileira, nas reflexões de Safatle e Teles (2015), caracterizo o racismo no Brasil como um crime perfeito: sem memória, explícito e que estrutura as relações sociais. Com origem no pior modelo de abolicionismo (as políticas de branqueamento e a exclusão social sistemática), disfarçado na valorização do processo de mestiçagem da população, o racismo estrutural apaga a oposição branquitude e negritude, desqualifica a militância, silencia o protagonismo da pessoa negra e o pior: mata. Defendo que a identidade étnica é determinada pelas relações de poder e a violência: o não branco é aquele que morre e o branco é aquele que pode matar. No entanto, o racismo é um crime QUASE perfeito. Ele só não é um crime perfeito porque, se é verdade que o racismo é uma máquina de morte, não é menos verdadeiro que o negro aprendeu como se tornar uma poderosa tecnologia de resistência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Acauam Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo - USP.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo, Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador, SciELO-EDUFBA, 2008.

MARX, Anthony W. Making race and nation: A comparison of the United States, South Africa, and Brazil. Cambridge, Cambridge University Press, 1998.

MBEMBE, Achile. Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo, n-1 edições, 2018.

MOURA, Clóvis. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo, Editora Anita, 1994.

SOVIK, Liv Rebecca. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2009.

TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir Pinheiro. O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Boitempo Editorial, 2015.

Pubblicato

2021-04-21

Come citare

OLIVEIRA, Acauam. RACISMO ESTRUTURAL BRASILEIRO: UM CRIME QUASE PERFEITO. Revista Areia, [S. l.], v. 1, n. 4, p. p. 115 – 126, 2021. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12079. Acesso em: 16 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Ensaios