Sobre a Revista

Foco e Escopo

REDEMAT - Revista Diálogos em Educação Matemática é um periódico científico de fluxo contínuo (rolling pass), publicado exclusivamente online e de acesso aberto, que publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática. Possui origem em um Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), intitulado “Grupo de Pesquisas em Tecnologias e Educação Matemática – TEMA/CNPq”, vinculado ao Centro de Educação (CEDU) e aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) e em Ensino (RENOEN).

A revista REDEMAT visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como de estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior. As modalidades de trabalhos aceitas são as seguintes: Artigos Científicos (resultados de investigação/pesquisa), Ensaios Científicos ou Relatos de Experiências no campo da Educação Matemática. É publicado apenas artigos que sejam emanados de, no máximo 3 autores conjuntamente, e desde que, pelo menos um dos autores possua titulação de doutorado.

Edição Atual

v. 3 n. 1 (2024): Revista Diálogos em Educação Matemática (REDEMAT)
					Visualizar v. 3 n. 1 (2024): Revista Diálogos em Educação Matemática (REDEMAT)
Publicado: 2024-12-22

Expediente

  • Expediente

    Carloney Alves de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.18966

Artigos - Fluxo Contínuo

  • Inclusão, Discalculia e formação continuada colaborativa

    Cintia Aparecida Bodnar Cordeiro, Jaquelinne Tardo
    e202401
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.16126
  • Explorando A Etnomatemática: Uma Abordagem Culturalmente Sensível Para o Ensino Da Matemática

    Ricardo Gonçalves Morelo
    e202402
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.15322
  • Tecnologias assistivas para o ensino e a aprendizagem de matemática com surdos

    Cleidiane Reis da Cunha, Erivelton Nonato de Santana
    e202403
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.15760
  • A resolução de problemas matemáticos e o uso de artefatos tecnológicos: um estudo de caso no 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Macaé-RJ

    Rita Maria da Silva Gomes
    e202404
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.15578

Dossiê temático - A formação do pedagogo para ensinar Matemática: currículo e práticas

  • Editorial

    Carloney Alves de Oliveira, Mercedes Carvalho
    e202405
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.19054
  • A formação inicial do professor que ensina Matemática nos anos iniciais a partir dos múltiplos olhares: uma revisão de literatura

    Ana Lucia do Carmo Narciso, Reginaldo Fernando Carneiro
    e202406
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.18211
  • Teoria e prática na formação do futuro pedagogo para ensinar Matemática

    Mercedes Carvalho , Alice Estefanie Pereira da Silva, Agda Isabele Gonsalves Honorato , Rosemeire Roberta de Lima
    e202407
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.18555
  • Ensino e avaliação em Matemática nos anos iniciais com o recurso dos Mapas Mentais: registro e reflexões em um contexto de formação de professores

    Daniel Xavier Cardoso, Marcelo de Oliveira Dias
    e202408
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.18281
  • Caracterização da produção do conhecimento sobre oficinas matemáticas na formação inicial do pedagogo

    Carloney Alves de Oliveira, Edjane Nascimento dos Santos Lourenço, Weslane Tagino Alves
    e202409
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.19004
  • "Professor, não tem mais prova?" Experiências de estudantes de Pedagogia em movimento de produção de vídeos matemáticos

    Klinger Teodoro Ciríaco, Rebeca Souza de Miranda
    e202410
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.18308
  • Oficinas matemáticas e a formação inicial de pedagogos: práticas significativas para o ensino nos anos iniciais

    Natercia Neta
    e202411
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.18751
  • Resoluções dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental frente aos problemas do campo aditivo

    Priscila Bernardo Martins, Claudia Kelly Augusto Fernandes, Edda Curi
    e202412
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v3i1.17509
Ver Todas as Edições