CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE AVES EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, SERGIPE: CAIPIRA, AGROECOLÓGICO E ORGÂNICO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v19i2.11453Palavras-chave:
Avicultura, agricultura familiar, agroecologia.Resumo
O objetivo desse trabalho foi caracterizar os sistemas de produção de aves no município de Nossa Senhora da Glória - SE através da aplicação de um questionário participativo, elaborado e aplicado aos feirantes e criadores locais. As perguntas abrangiam desde o manejo adotado até a comercialização dos produtos com o intuito de estabelecer se os sistemas de criação se enquadravam nos conceitos e procedimentos adotados nos sistemas de criação convencional, caipira ou agroecológico/orgânico. Os resultados da pesquisa demonstraram que os produtores do município de Nossa Senhora da Glória se enquadram no segmento da agricultura familiar. Além disso, a maioria dos produtores entrevistados adotavam baixo nível de investimento na produção avícola. No estudo também foi observado que a maioria dos produtores afirmaram adotar o sistema caipira de produção e que não conheciam os modelos agroecológicos ou orgânicos, como também as exigências para certificação de produtos orgânicos. Assim, podemos concluir que os pequenos produtores carecem de mais informação e assistência técnica para que possam identificar e explorar novas oportunidades, principalmente na produção agroecológica ou orgânica de alimentos, seja na avicultura ou em outro segmento. Além disso, são muitos os desafios para que esses pequenos produtores possam se adequar às alterações ocorridas no mercado consumidor e as exigências de certificação.
Downloads
Referências
Abouelezz, F.M.K.; Sarmiento, F.L.; Santos, R.R.; Solorio, S.F. Outdoor egg production using local forages in the tropics. World´s Poultry Science Journal, 2012, 68, 4, 679-692.
Araújo, S.V. Afinal, qual a diferença entre Avicultura Orgânica e Caipira?. Vital Jr. – Consultoria e Acessoria em Zootecnia. Disponível em: <https://www.vitaljrconsultoria.com/single-post/avicultura-organica-caipira >. Acesso em: 27 de Fev. 2021.
Caume, D.J. Agricultura Familiar e Agronegócio: falsas antinomias. Universidade Federal de Goiás (UFG), Santa Cruz do Sul, 2009, 26 – 44.
Cruz, F.G.G.; Chagas; E.O.; Botelho, T.R.P. Avicultura familiar como alternativa de desenvolvimento sustentável em comunidades ribeirinhas do Amazonas. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM, 2013, 197-202.
Gliessman, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2001, 653.
Guilhoto, J.J.M.; Silveira, F.G.; Ichihara, S.M.; Azzoni, C.R. A importância do agronegócio familiar no Brasil, Rio de Janeiro, 2006, 44, 3, 355-3826.
Karam, K.F. A mulher na agricultura orgânica e em novas ruralidades. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Revista Estudos Feministas, Florianópolis/SC, 2004, 303-320.
Moraes, M.D.; Oliveira, N.A.M. Produção orgânica e agricultura familiar: obstáculos e oportunidades. Revista Desenvolvimento Socioeconômico em debate, 2017, 3, 1, 9-30.
Takahashi, S. E. Efeito do sistema de criação sobre o desempenho e qualidade da carne de frangos de corte tipo colonial e industrial. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Produção Animal) - Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2003, 72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Clarice da Silva Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.