CLASSES DE VIABILIDADE PELO TESTE DE TETRAZÓLIO DE SEMENTES DE AMENDOIM CULTIVADAS NO NORDESTE
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18440Palavras-chave:
Arachis hypogaea L. Sementes agrícolas. Teste de tetrazólio. Vigor.Resumo
O amendoim é uma das oleaginosas de grande importância econômica, amplamente cultivada em todo mundo, no entanto sua composição rica em lipídios contribui para a redução do desempenho das sementes. Com isso, o trabalho teve por objetivo propor metodologia para avaliação da viabilidade de sementes de amendoim da variedade BR-1 pelo teste de tetrazólio, por meio de dois métodos de pré-condicionamento das sementes, períodos de imersão e concentração adequada da solução de tetrazólio, bem como determinar classes de viabilidade específicas para a variedade BR-1. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x2 (três períodos x duas concentrações), e quatro repetições de 50 sementes para cada combinação de período e concentração, totalizando 40 parcelas experimentais por método de pré-condicionamento das sementes. Os cotilédones contendo o eixo embrionário foram colocados em copos de plástico de 50 mL, na solução do sal de 2,3,5-trifenil cloreto de tetrazólio, pelos períodos de imersão de 1,5, 2,5, e 3,5h, e nas concentrações de 0,05 e 0,075%, na incubadora B.O.D., no escuro a 30 ºC. A viabilidade das sementes oriunda de cada método de pré-condicionamento, papel filtro e imersão direta, dentro de cada combinação de período e concentração, foi comparada com a porcentagem de sementes germinadas no teste padrão de germinação. Assim, a concentração de 0,075% por 2,5 ou 3,5h, com 93 e 90% de sementes viáveis, respectivamente, não diferiram significativamente em relação a porcentagem de germinação do controle, que foi de 91%. E as classes 1, 2, 3 e 4, representaram, respectivamente, as sementes vigorosas, viáveis, não viáveis e mortas. Vale ressaltar que não foram encontrados trabalhos indicando metodologia para a avaliação da viabilidade de sementes de amendoim adaptada especialmente à região Nordeste.O pré-condicionamento por imersão direta em água, separação manual dos cotilédones, e concentração de 0,075% por 2,5h no teste de tetrazólio possibilitam avaliação da viabilidade de sementes de amendoim variedade BR1.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para análise de sementes. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília, DF: MAPA/ACS, 2009. 395 p.
Carvalho, I. L.; Meneghello, G. E.; Tunes, L. M.; Costa, C. J.; Soares, VN. Methodological adjustments to the tetrazolium test in rice seeds. Journal of Seed Science, 2017, 39, 41-49.
Cruz, R. I. F.; Silva, G. F.; Silva, M. M.; Silva, A. H. S.;Santos Júnior, J. H.; Silva, E. F. F. Produtividade de plantas de amendoim irrigado sob irrigação por pulso e gotejamento contínuo com água salobra. Revista Caatinga, 2021, 34, 208-218.
Ferreira, D. F. Sisvar: um guia dos seus procedimentos de comparações múltiplas Bootstrap. Ciência e Agrotecnologia, 2014, 38, 109-112.
Jesus, M. A.; Barbosa, R. M.; Vieira, R. D. O Controle estatístico de processo aplicado ao processamento de sementes de amendoim. South American Sciences, 2020, 1, e2056-e2056.
Sarto, D. O. C. C. Condições de armazenamento e conservação do potencial fisiológico de sementes de diferentes cultivares de amendoim. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. 2019.109 f.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kessia de Mendonça Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.