Representações sociais no radar da pesquisa em turismo: revisão de literatura (2011-2020)
Palavras-chave:
Representações sociais, Metodologia, Revisão de literatura, Atitudes, Opinião.Resumo
A teoria das representações sociais demonstra há algumas décadas seu potencial compreensivo e explicativo de fenômenos comunicacionais e epistêmicos, figurando de forma consolidada em diversos campos de conhecimento. O objetivo deste artigo é caracterizar a produção científica teórico-empírica sobre representações sociais em periódicos de turismo no decênio de 2011-2020. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura com consulta nas bases de dados Publicações de Turismo, Scopus e Web of Science. Dos 350 artigos recuperados, 55 sobreviveram aos critérios de elegibilidade e compõem corpus desta análise. Após a apresentação de um panorama do acervo bibliográfico e as principais metodologias de coleta e análise empregadas nos artigos, discutem-se os principais grupos sociais e objetos representacionais presentes nas publicações. Embora incipiente, as representações sociais despontam como categoria de análise psicossocial promissora para compreensão e planejamento do fenômeno do turismo. Observou-se nos artigos estudados uma lacuna no que se refere ao papel dos atores do setor público como produtores de representações sociais. Sugere-se uma agenda de pesquisa destinada ao atendimento das lacunas identificadas, especialmente no que se refere ao emprego fundamentado da Teoria das Representações Sociais, pois em vários estudos não há uma abordagem consistente que faça jus à análise que a Teoria merece.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).