Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil: um espaço educativo

Autores

  • Dalila Rosa Hallal Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
  • Valéria Lima Guimarães Universidade Federal Fluminense, Brasil

Palavras-chave:

Museu; Educação; História do Turismo

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o papel da educação e a função social no Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil. Esse museu está sendo gestado por um grupo de pesquisadores brasileiros vinculados à Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). A proposição do presente texto é compartilhar as reflexões realizadas no nosso processo de pesquisa enfocando, especificamente, os caminhos traçados pela equipe para constituir a função educativa em nosso museu. Nosso objetivo é refletir sobre a função educativa e social do Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil, buscando ampliar as experiências. Partimos da situação de ocuparmos o lugar de participantes da proposição e implementação do museu, posteriormente, realizando uma análise sobre a experiência em curso, valendo-nos de um embasamento teórico para possibilitar as reflexões que busquem uma apreensão aprofundada da realidade com a qual se está diretamente envolvido. Acessamos diversos autores do campo da museologia e da educação, com especial destaque para Paulo Freire (1981; 1996; 2000; 2003a; 2003b; 2005), imprescindível para a compreensão, em nosso estudo, do papel educativo e transformador dos museus enquanto instituição e também dos museus virtuais. Assim, posicionamo-nos em um trânsito entre a teoria e a ação, por meio de um caminho trilhado a partir de nossa prática e de sua apreensão como reflexão crítica sobre a realidade. Tendo como base uma leitura da nossa experiência, pontuamos nosso exercício reflexivo de apreensão dessa realidade. Nossas reflexões se direcionam para práticas educativas que tenham por princípio a educação para a participação, respeito à diversidade, diálogo, senso crítico, autonomia e cidadania, fazendo do Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil um espaço democrático de acesso e produção do conhecimento histórico em Turismo e áreas afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Rosa Hallal, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Doutora em História Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil.Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Valéria Lima Guimarães, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil Professora da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, Brasil

Referências

ALVES, V. M. S.; Reis, M. A. G. de S. Tecendo relações entre as reflexões de Paulo Freire e a Mesa-Redonda de Santiago do Chile: 1972. Revista Museologia e Patrimônio. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio MAST - vol. 6 nº 1, 2013. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/253/220. Acesso em: 02.05.2021.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F.Bernardini et al. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

BARBUY, H. Museu e geração de cultura. In: Cadernos Museológicos, 2. Rio de Janeiro: MinC / SPHAN / Pró-Memória, 1989. p. 36-40.

BARROS, D.L.P. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, B. Bakhtin, dialogismos e construção de sentido (Org). Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

BRASIL. Ministério da Cultura. Política Nacional de Museus. Brasília, 2003.

BRASIL. Lei nº. 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htmAcesso em: 18.04.2021.

BRUNO, M.C.O. Musealização da Arqueologia: um estudo de modelos para o Projeto Paranapanema. São Paulo: FFLCH/USP, 1995. (Tese de Doutorado)

CAIMI, F. E. Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo? In: Oliveira, M. M. D. de. (org). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. (Coleção Explorando o Ensino, v. 21), 2010, p.59-82.

CADERNO DE DIRETRIZES MUSEOLÓGICAS. Brasília: Ministério da Cultura / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Departamento de Museus e Centros Culturais, Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/ Superintendência de Museus, 2º Edição, 2006.

CANDAU, J.. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS (ICOM). Mesa-redonda de Santiago do Chile - ICOM, 1972. Cadernos de Sociomuseologia, v. 15, n. 15, 1999.

DECLARAÇÃO DE SALVADOR. In: Encontro Ibero-Americano de Museus, Salvador, 2007. Disponível em: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2010/02/DeclaracaoSalvador.pdf . Acesso em: 06.04.2021.

DUARTE, A. Nova Museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda Inovadora. Revista Museologia e Patrimônio. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST - vol. 6 nº 1. 2013.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Ed. Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação na cidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999,

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 8. reimp. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Ed. Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 11. ed.São Paulo: Paz e Terra, 2006.

HEIN, G. E. Museum education. In: Macdonald, S. A companion to museum studies. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

KONDER, L. O Marxismo da Melancolia. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

KRAMER, S. Linguagem, cultura e alteridade. Para ser possível a educação depois de Auschwitz, é preciso educar contra a barbárie. Enrahonar 31, 2000, p. 149-159. Disponível em: https://grupoinfoc.com.br/publicacoes/periodicos/p48_Linguagem_cultura_e_alteridade._Para_ser_possivel_uma_educacao_depois_de_Auschwitz_e_preciso_educar_contra_a_barbarie.pdf. Acesso: 20.04.2021.

MAGALHÃES, L. H.; Zanon, E.; Branco, P. M. C. Educação Patrimonial: da teoria à prática. Londrina: Editora UniFil, 2009.

MARTINS, T. G. O museu como vereda fértil: a Museologia no Museu de Arte Contemporânea. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio), Programa de Pós – graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2008. Dsponível em: http://www.unirio.br/cch/ppg-pmus/dissertacoes/dissertacao_Tatiana_gon.pdf . Acesso em: 05/04/2021.

MELLADO, Isadora. A função social e o papel da educação nos museus. Projeto de Conclusão de Curso. Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.

NOBRE, A. The museum that we want. Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa. ULTH, v. 37, n. 37, 2010, p. 99-113.

CURY, M. X. Educação em museus, cultura e comunicação. In: Cunha, A. M. de O. et. al. (Orgs.). Convergências e tensões nocampo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 357-369 (Coleção Didática e Prática do Ensino, Livro 5).

OLIVEIRA, J.C. Democracia da memória e da informação: os museus virtuais totais. In: III Seminário da Ciberpesquisa, 2002.

OLIVEIRA, R. J. de; Canen, A.; Franco, M.. Ética, multiculturalismo e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 113-126, jan./abr, 2000. PEREIRA, J. S.; SIMAN, L. M.. Limiares da relação museu-escola: educadores em zonas de fronteira. In: Nascimento, S. S. do; Bossler, A. P. (Orgs.). Museu e Escola: isso me lembra uma história. Belo Horizonte: LEME/FAE/UFMG, 2010, v.1.

PRIMO, J. S. Pensar contemporaneamente a museologia. Cadernos de Sociomuseologia, n. 16, 1999. p. 5-38.

RAMOS, F. R. L. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.

SANTOS, M. C. T. Repensando a Ação Cultural e Educativa dos Museus. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1993.

SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS DE SÃO PAULO (SISEMSP). Conceitos-chave da educação em museus: documento aberto para discussão. São Paulo: Secretária de Cultura de São Paulo, 2015.

WAGENSBERG, J. The “total” museum, a tool for social change. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (supplement), 2005, p. 309-21.

WAZENKESKI, V.; COSTA, H.A importância das ações educativas nos museus, Revista Ágora.Santa Cruz do Sul, UNISC, v.17,n. 02,p. 64-73, jul./dez., 2015

WEYH, C. Verbete participação. In: Streck, D. R.; Redin, E; Zitkoski, J.J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. BeloHorizonte: Autêntica, 2010, p. 302-303.

ZITKOSKI, J. J. Verbete diálogo/dialogicidade. In: Streck, D. R.; Redrin, E.; Zitkoski, J.J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 117-118

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Hallal, D. R., & Lima Guimarães, V. (2022). Museu Virtual Interativo e Colaborativo da História do Turismo no Brasil: um espaço educativo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(02), 179–198. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/13222

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.