Métodos e técnicas de pesquisa em comportamento do consumidor no turismo
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V12.N1.A13394pp.199-22713394Palavras-chave:
Turismo, Comportamento do consumidor, Pesquisa, Métodos e técnicasResumo
Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática das produções científicas voltadas ao comportamento do consumidor em turismo, a fim de identificar os métodos e técnicas utilizados no desenvolvimento de tais pesquisas. Para alcançar este propósito, adotou-se metodologia qualitativa descritiva, cuja coleta de dados se deu com base no procedimento ProKnow-C. A partir das bases científicas “Publicações de Turismo”, “SciELO” e “Mendeley”, obteve-se 150 resultados. Após alguns processos de filtragem, chegou-se a uma amostra final de 37 artigos válidos. Foi estabelecido um recorte temporal de 5 anos, portanto, analisou-se publicações entre 2015 e 2020. A análise da amostra foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que, quanto aos métodos de pesquisa, o survey foi o mais recorrente, estando presente em 6 estudos. No tocante às técnicas, a maior presença foi do questionário, identificado em 21 pesquisas, seguido da entrevista, com recorrência em 9 trabalhos. Verificou-se que o ano de 2017 apresentou maior quantidade de pesquisas sobre o tema (11 publicações). Além disso, em relação aos periódicos, identificou-se que a revista Turismo - Visão e Ação foi a mais producente, com 6 publicações sobre o assunto no período analisado. Julga-se necessário que os pesquisadores invistam em estudos de natureza sistemática, a fim de avaliar com mais frequência a qualidade da produção científica sobre o comportamento do consumidor em turismo, para que seja possível alavancar a consolidação de métodos e técnicas de pesquisa próprios da área.
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