Museus e Turismo: em busca do diálogo e da compreensão intercultural
Palavras-chave:
Museus, Animação, Turismo cultural, Turismo criativoResumo
Neste artigo pretendemos dar conta da relação sempre profícua entre museus e turismo, mas não isenta de dificuldades de diálogo e de compreensão mútua, salientando a importância que assume a animação dentro dos espaços museológicos para chegar a todos os tipos de públicos-alvo. No século XXI, o turismo tem sido um dos principais fatores de globalização e de encontros entre povos das mais diversas culturas. Todo o tipo de turismo, mas em particular o turismo cultural, assume-se como uma plataforma de excelência, capaz de proporcionar um entendimento e o diálogo intercultural, tendo como mediador o museu. O tipo de turismo que parece melhor responder a esta realidade é o turismo criativo, evolução natural do turismo cultural, o qual procura que os turistas possam aprender e colocar em prática conhecimentos baseados na sua criatividade e na cocriação de experiências, junto das comunidades locais. A estratégia metodológica adotada incluiu a análise bibliográfica, apresentação de fotografias e o conhecimento empírico em relação ao tema.
Downloads
Referências
ALMEIDA, I. CARVALHO, P. e SILVEIRA, L. Turismo criativo em espaço rural: proposta para o território das Terras de Sicó. Cadernos de Geografia, Coimbra, FLUC, n.º 44, pp. 135-151, 2021.
ALMEIDA, J. Turismo Criativo: uma nova visão do Turismo, uma nova geração de experiências e emoções. Dissertação de Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização. Business & Economics School, Instituto Superior de Gestão, Lisboa, 2019.
BAUER, J.; SOHN, A.; OLIVEIRA, B. Turismo Cultural: um Estudo sobre Museus e Internet. Revista Turismo, Visão e Ação, v. 21(3), pp. 291-308, 2019, http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p291-308. Acesso em 19 mar. 2022.
BAZIN, G. Les Temps des Musées. Bruxelles: Desoer, 1967.
CAMPOS, M. Museums, tourism and interpretation of the heritage. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 13(3), pp. 894-900, 2021, DOI https://dx.doi.org/10.18226/21789061.v13i3p894. Acesso em 19 mar. 2022.
CARVALHO, L.; SCHEINER, T. Suleando museus e museologia em direção à América Latina: O ICOFOM LAM e a interculturalidade latino-americana. In: SCHEINER, T. C. M. et al. (Orgs.), ICOFOM LAM 2012: Termos e conceitos da museologia: museu inclusivo, interculturalidade e patrimônio integral: documento de trabalho do 21o Encontro Regional. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências Afins, pp.124-135, 2012.
DIAS, A. Guardiões de memórias, ‘Fábrica de Projetos:’ projeto transdisciplinar e intergeracional. Transformar, criar, desafiar: o VII Congresso Matéria-Prima, Lisboa: Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, pp. 160-170, 2018.
Direção-Geral do Património Cultural. Relatório Final do Grupo de Projeto Museus no Futuro, Coord. Clara Camacho, 2021. Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/museus-monumentos-e-palacios/relatorio-final-do-grupo-de-projeto-museus-no-futuro/ . Acesso em 10 mar. 2022.
DUNCAN, C. Art Museums and the Ritual of Citizenship. In IVAN K., STEVEN L. (eds.) Exhibition Cultures; The Poetics and Politics of Museum Display. Washington: Smithsonian Institution Press, 1991, pp. 88-103.
ESCARBAJAL, A. Interculturalidad, Educacion y Trabajo Colaborativo. Madrid: Narcea Ediciones, 2010.
GOMES, M. O Museu como vetor da inclusão cultural. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, 2010. Disponível em: https://recil.grupolusofona.pt/bitstream/10437/5200/1/Dissertacao_com_Capa_Montada.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
GONÇALVES, A. Museus, Turismo e Sociedade – uma reflexão. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Volume 7, Dossiê Número 3, dez., pp. 26-67, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur. Acesso em 20 mar. 2022.
GONÇALVES, A. O museu como pólo de atracção turística. Exedra, n.º temático – Turismo e Património, ESEC, Coimbra, pp. 77-118, 2009.
GONÇALVES, S. Museus, turismo cultural e criativo: estratégias de atração de visitantes, Dissertação de Mestrado em Gestão Cultural, Escola Superior de Artes e Design, Instituto Politécnico de Leiria, 2017. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/2870. Acesso em 14 fev. 2022.
ICOM. (2019). Museum Definition. Disponível em: https://icom.museum/en/activities/standards-guidelines/museum-definition/. Acesso em 24 mar. 2022.
ICOMOS, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Carta sobre o Turismo Cultural, 1976. (Trad. de Flávio Lopes e Miguel Correia). Disponível em: https://www.icomos.pt/images/pdfs/2021/20%20Carta%20sobre%20turismo%20cultural%20-%20ICOMOS%201976.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.
ICOMOS, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Carta Internacional sobre o Turismo Cultural, 1999. Disponível em: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/media/uploads/cc/cartaintsobreturismocultural1999.pdf. Acesso em 15 mar. 2022.
INE, Instituto Nacional de Estatística. Atividade Turística. Disponível em: file:///Users/fernandomagalhaes/Downloads/28Est_Rapida_Turismo_Jan22.pdf Acesso em 01 mar. 2022.
JUNIOR, A. Relações entre cidade e museus contemporâneos: Bilbao e Porto Alegre. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), (9), pp. 154-167, 2009. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i9p154-167. Acesso em 20 mar. 2022.
LEITÃO, M. & LOPES, J. Animação, Património e Território: a Animação Artística ao serviço da Comunidade. Educare /Educere, Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Ano XV – nº 1 - II Série, pp. 25-39, 2013.
LUPO, B. O museu como fenômeno de massas: arte, arquitetura e cidade a partir da Fundação Guggenheim. Brazilian Journal of Development, Curitiba, vol.7(2), pp. 20836-20868, 2021. https://www.researchgate.net/publication/349682032_O_museu_como_fenomeno_de_massas_arte_arquitetura_e_cidade_a_partir_da_Fundacao_Guggenheim. Acesso em 20 mar. 2022.
MAGALHÃES, F. À procura de um lugar na Europa: o património nos discursos sobre Leiria e suas regiões. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2012.
MAGALHÃES, F. Museus, Património e Identidade (Ritualidade, Educação, Conservação, Pesquisa, Exposição. Porto: Profedições, 2005.
MAGALHÃES, F. O centro histórico de Lisboa enquanto ecomuseu: construindo pontes entre os turistas, os locais e o património. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Volume 7, Dossiê Número 3, dez. 2017, p. 114-136. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur. Acesso em 16 fev. 2022.
MAGALHÃES, F. Os grandes desafios do Turismo no século XXI: da pré à pós-pandemia. Revista Iberoamericana de Turismo-RITUR, Penedo, Volume 7, Dossiê Número 3, dez. 2017, p. 114-136. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur. Acesso em 20 jan. 2022.
MAGALHÃES, F. Territórios, patrimónios, regionalização: discursos sobre Leiria. Lisboa: ISCTE (tese de doutoramento), 2009. Disponível em: file:///Users/fernandomagalhaes/Downloads/Territ%C3%B3rios,%20patrim%C3%B3nios,%20regionaliza%C3%A7%C3%A3o%20-%20tese.pdf. Acesso em 15 mar. 2022.
MAGALHÃES, F.; SANTOS, M. Museus e Museologia: entender o passado para construir o futuro. In Magalhães, F.; Costa, L.;
Hernández, F., Curcino, A. (coord.). Museologia e Património, V. 5. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 2021, pp. 72-91. Disponível em: https://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2021/09/Volume_5.pdf. Acesso em 20 mar. 2022.
MARINETTI, F. The Foundation and Manifesto of Futurism. Paris: Le Fígaro, 1908. Disponível em: https://csuca.wordpress.com/mapping-the-modern/week-2-mechanisation-mass-production/the-futurist-manifesto/. Acesso em 11 fev. 2022.
MARUJO, N.; BORGES, M. R. e SERRA, J. (Eds). Turismo criativo no Alentejo: a experiência do projeto CREATOUR. Castelo Branco: Caderno do Século, 2020.
MENDES, A. R. O que é Património Cultural. Algarve: GENTE SINGULAR editora, 2012. Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/2506. Acesso em 09 jan. 2022.
MILLAN, D. Educação intercultural em museus: contribuições na área da investigação e da intervenção socioeducativa. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2018.
MORÉRE MOLINERO, N., & PERELLÓ OLIVER, S. Turismo cultural: patrimonio, museos y empleabilidad. Fundación EOI, 2013.
MOTA, M.; REMOALDO, P. e RIBEIRO, J. Criatividade: a construção de novos cenários para o turismo em Ponte de Lima. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, n.º 29, pp. 59-70, 2012.
NEVES, J. (2020). O estudo dos públicos nos museus nacionais: enquadramento e metodologia. Todas as Artes. Revista Luso-brasileira de Artes e Cultura, 3(1), pp. 23-32, 2020.
REIS, R. As recriações históricas em Portugal – Perspetivas e impactos. In CRAVIDÃO, F.; SANTOS, N. (coords.) Turismo e cultura. Destinos e competitividade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 297-335, 2013, Disponível em: https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/37376/1/As%20recriacoes%20historicas%20em%20portugal.pdf. Acesso em 26 jan. 2022.
RIBEIRO, R.; FERNANDES, C.; SANTOS, R.; FERREIRA, N.; JACKSON, I.; MATOS, Joana. A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática. Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – I e II Encontro Internacional, CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa, pp. 29-34, 2017, Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11895. Acesso em 10 jan. 2022.
RICHARDS, G. Turismo creativo. ¿Una nueva dirección estratégica? In Ortega, E. (ed) Investigación y estrategias turísticas. Madrid: Thomson, pp. 107-122, 2003.
RICHARDS, G. O que é turismo criativo? I Encontro Internacional de Turismo Criativo 2016. Recife, 26/11/2015, Disponível em: https://www.academia.edu/18507121/O_que_%C3%A9_turismo_criativo. Acesso em 9 dez. 2021.
RICHARDS, G. Panorama of Creative Tourism Around the World. Seminário Internacional de Turismo Criativo, Recife, Brasil, pp. 1-8, 2018. https://www.researchgate.net/publication/329530470_Panorama_of_Creative_Tourism_Around_the_World_Panorama_do_turismo_criativo_no_mundo. Acesso em 9 mar. 2021.
RICHARDS, G. Rethinking Cultural Tourism. Cheltenham: Edward Elgar, 2021.
RICHARDS, G. e RAYMOND, C. Creative tourism. ATLAS News, 23(8), pp. 16-20, 2000.
RODARI, P.; MERZAGORA, M. Mediadores em museus e centros de ciência: status, papéis e treinamento: uma visão geral europeia. In: MASSARANI, L.; MERZAGORA, M.; RODARI, P. (org.). Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida: Casa de Oswaldo Cruz, 2007. pp. 8-20.
SOUSA, B.; VAREIRO, L.; COELHO, D.; MOTA, L. e SOLVA, F. Criatividade no turismo e envolvimento do visitante: o estudo de caso de Loulé (Portugal). Revista Iberoamericana de Turismo-RITUR, Penedo, Volume 9, Dossiê Número 1, jun. 2019, pp. 62-77. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/6212/5837 . Acesso em 20 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).