O Turismo como instrumento ideológico velado

As sombras da ditadura militar na promoção turística brasileira

Autores

  • Breno Montserrat Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.28998/ritur.V14.N2.A2024.pp134-150.18328

Palavras-chave:

Turismo, embratur, Fotografia

Resumo

Uma imagem vale mais que mil palavras, é o que muitos costumam dizer. Entretanto, na presente pesquisa tal afirmação passa a ser questionada. O trabalho parte do contexto de retomada das políticas públicas voltadas ao turismo, em plena ditadura civil-militar de 1964, com a criação da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) em 1966. Em meio a um cenário fascista de brutalidade, censura e opressão, uma nova atividade surge, com a promoção de um país belo e descolado da realidade. Partindo da premissa que o turismo estava alinhado e foi utilizado como ferramenta para reforçar o discurso da ditadura, marcadamente o discurso da integração nacional, foi analisado um folder promocional da região Nordeste. Esta região, que juntamente com a Amazônia, por muitos anos foram as localidades mais divulgadas pela EMBRATUR. O objetivo foi compreender como as sete imagens que compõem o material promocional selecionado foram utilizadas para fomentar a ideologia pregada pelo regime militar, evidenciando o que elas escondem e a mensagem que desejam transmitir. As imagens foram analisadas considerando sua forma de conteúdo, como proposto por Mauad (1996) e os três elementos que constituem uma fotografia segundo Kossoy (2001), o assunto, o fotógrafo e a tecnologia. Como resultado, evidencia-se a utilização do turismo com forte viés ideológico, utilizado na construção da narrativa de uma identidade nacional. As fotografias promocionais do Nordeste apontam para a ideia de miscigenação pacífica entre indígenas, negros e brancos, constituindo o queria seria uma “brasilidade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Montserrat, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

 

Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos do Lazer - UFMG/Brasil

Professora Adjunta IV - Geociências - Turismo/UFMG - MG/Brasil.

Referências

ALFONSO, Louise Prado. EMBRATUR: formadora de imagens da nação brasileira. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

ARAÚJO, Maria Paula; SILVA, Izabel Pimentel da; SANTOS, Desiree do Reis. Ditadura Militar e Democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. Rio de Janeiro: Ponteio, 2013.

BARTHES, Roland. Mitologias. 5ª. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2006.

BENI, Mario Campos, MOESCH, Marutschka. Do discurso da Ciência do Turismo para a Ciência do Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (25), 9-30, 2016.

BENI, Mario Campos, MOESCH, Marutschka. A TEORIA DA COMPLEXIDADE E O ECOSSISTEMA DO TURISMO. Turismo - Visão E Ação, 19(3), p 430-457, 2017.

CRARY, Jonathan. Techniques of the Observer. Cambridge: Mit Press, 1990.

CUNHA, Ariana de Barros Ferreira. (2008). A imagem como arma: o uso ideológico das imagens de guerra [Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós Graduação em Artes da Escola de Belas Artes].

DA SILVA, S. K. M.; ALVES, M. L. B. Fotografias da “Cidade do Sol”: um registro de revelações e ocultações. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 456–475, 2014.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. 2 Ed. Campinas: Papirus, 1998.

ENDRES, Ana Valéria. As políticas de turismo e os novos arranjos institucionais na Paraíba/Brasil [Tese (doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis], 2012.

FRAGELLI, Claudia; IRVING, Marta de Azevedo; OLIVEIRA, Elizabeth. Turismo: fenômeno complexus da contemporaneidade?. Caderno Virtual de Turismo, [S. l.], v. 19, n. 3, 2020.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e Senzala. São Paulo: Global Editora, 2003.

GASTAL, Susana. Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: Aleph, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

GIL, Antonio Carlos. O delineamento da pesquisa. In: GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 1989. Cap. 6. p. 70-80.

GIUMBELLI, Emerson. Emerson Giumbelli. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 51, n. 1, p. 75-105, 2008.

GUNNING, Tom. O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. In: Charney, L. e Schwartz, V. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. Buenos Aires: Biblioteca de La Mirada, 2001.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. 5. ed. São Paulo: Boitempo, 2005.

MAUAD, Ana Maria. ATRAVÉS DA IMAGEM: fotografia e história interfaces. Tempo. Rio de Janeiro, p. 73-98. 1996.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. Brasiliense. 1985.

PEREIRA, S. M. M. (2023). O CONCEITO DA MISCIGENAÇÃO NA OBRA CASA-GRANDE & SENZALA DE GILBERTO FREYRE [Monografia (Graduação), Curso de Ciências Sociais - Licenciatura, Chapecó].

SANTOS FILHO, João dos. Mitos e ladainhas do fazer turístico: apologia ao fetiche. In: Anais do III Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2006.

SANTOS FILHO, João dos. Ditadura utilizou a Embratur para tentar ocultar a repressão, a tortura e o assassinato. Revista Espaço Acadêmico, 84, 01–09. 2008.

SANTOS FILHO, João dos. Ideologia e o fenômeno do turismo na sociedade contemporânea. In: Anais do V Seminário de Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2008.

SANTOS FILHO, João dos. Bases teóricas do termo pós-turismo em Sérgio Molina. In: Anais do VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 2010.

SILVA, Maria Alice Siqueira Mendes e. Sobre a Análise do Discurso. Revista de Psicologia Da UNESP, 4(1), 16–40, 2005.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOUZA, Fabíola Amaral Tomé de. Umbanda e Ditadura Civil-Militar. Revista Angelus Novus, São Paulo, n. 11, p. 13-32, 2 out. 2017. Universidade de São Paulo. Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais.

URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. 3. ed. São Paulo: Sesc, 2001.

URRY, John; CRAWSHAW, Carol. Turismo e consumo visual. Revista Crítica de Ciências Sociais, [S.I], v. 43, n. 4, p. 47-68, out. 1995.

Downloads

Publicado

04-12-2024

Como Citar

Montserrat, B., & Guimarães Santos de Oliveira, A. P. (2024). O Turismo como instrumento ideológico velado: As sombras da ditadura militar na promoção turística brasileira. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 14(2), 134–150. https://doi.org/10.28998/ritur.V14.N2.A2024.pp134-150.18328

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.