Hospedagens para turistas a negócios: quais atributos importam?

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Gestão, Hospitalidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal identificar os principais atributos considerados pelos hóspedes de negócios no momento da escolha da hospedagem. A indústria da hospitalidade é cada vez mais forte no cenário econômico mundial e uma das atividades que incluem tal indústria é a hotelaria. A pesquisa é do tipo descritiva e utiliza a abordagem quantitativa, em que uma amostra não probabilística de hóspedes foi entrevistada utilizando-se de um questionário com itens de resposta em escala tipo likert. A técnica estatística de análise fatorial foi empregada para se encontrar os principais padrões de escolha dos hóspedes considerando os atributos indicados na pesquisa. Os resultados revelam que a formação de alguns fatores, por meio dos atributos avaliados pelos hóspedes entrevistados, apontam como determinantes o “conforto” e a “recepção dos clientes” para a escolha de hospedagem, além dos já reconhecidos pela literatura como a “presteza”, a “empatia” e “segurança” no atendimento. O fator de “tangibilidade” também foi aferido como determinante na escolha de acomodação em hotéis.

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Biografia do Autor

Ailton Corecha de Souza, UFRA

É Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Pará (2004), Especialista em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestre em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (2010). Foi Estatístico da Secretaria Municipal de Educacao e Desporto - Castanhal-PA. Atualmente é Professor de Estatística do Magistério Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus de Tomé-açu/PA), foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração desde Novembro de 2015 a Janeiro de 2017, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da UNAMA. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas

Katya Regina Matos Batista, IFPA

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (2005). Atualmente é professora efetiva das disciplinas de Contabilidade do curso de graduação e pós-graduação em Gestão Pública, do Instituto Federal do Pará - IFPA. Atuou anteriormente, como professora da FAAM - Faculdade da Amazônia e FEAPA - Faculdade de Estudos Avançados do Pará, atuando nas áreas de: Contabilidade Geral I e II; Contabilidade de Custos,Análise dos Demonstrativos Financeiros; Mercado de Capitais; Contabilidade Internacional; Ética Geral e Profissional; Gestão de Empresas; Endomarketing; Planejamento Estratégico; Contabilidade Pública; Contabilidade Social; Laboratório Contábil; Prática Profissional Contábil e nos seguintes temas: planejamento, abc/abm, métodos de custeio, sistema de qualidade, planejamento financeiro, imerys e imagem pública.

Sérgio Castro Gomes, UNAMA

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2003), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Realiza estagio Pós-Doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Diretor de Previdência do Instituto de Previdência e Assistência do Estado do Pará (IPASEP) de 1998 a 2002. Diretor de Previdência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV) no ano de 2003. Diretor de Estatística, Tecnologia e Informação do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Pará (IDESP) de 2011 a 2013, em que coordenou o projeto Tabela Recursos e Usos Economia Paraense 2009 financiado por recursos financeiros do Governo do Estado do Pará. Coordenou os estudos de socioeconomia e da cadeia de suprimento do projeto Modelo Estratégico de e Otimização de Rede de Transporte em Áreas de Influência do Setor Mineral do Estado do Pará em UFPA a Universidade do Minho de Braga/Portugal, financeiros da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e da Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Pesquisa (FAPESPA). Atualmente exerce atividades técnicas na Escola de Governança do Estado do Pará como pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE/EGPA). É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em estatística socioeconômica, econometria, avaliação de impacto de políticas públicas, aplicação de modelos matemáticos de mensuração da eficiência em organizações públicas e privadas. Aplicação de métodos quantitativos na gestão das organizações. Desenvolve pesquisas em gestão estratégica com ênfase na Teoria Baseada em Recursos, Capacidades Dinâmicas, Visão Baseada em Práticas, Desempenho Empresarial e Fatores Determinantes da Competitividade e estuda os atributos presentes no relacionamento entre empresa com seus fornecedores e clientes como estratégia de criação de valor em cadeias de suprimento de produtos do agronegócio e dos segmentos da Indústria da hospitalidade. Líder do grupo de pesquisa denominado Núcleo de Estudos de Práticas de Gestão, Desempenho e Competitividade das Organizações na Amazônia (NEGOA). Líder do Tema 4- (Cadeias de suprimentos agrícolas e extrativistas) da divisão de Gestão de Operações e Logística (GOL), em ano 2019.

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

de Souza, A. C., Batista, K. R. M., & Gomes, S. C. (2020). Hospedagens para turistas a negócios: quais atributos importam?. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 10(1), 202–220. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/9969

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