Jardins e jardim histórico: espaços de memória e possibilidades para o turismo

Autores

  • Susana de Araújo Gastal Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Universidade de Caxias do Sul, Brasil.
  • Aline Valéria Fagundes da Silva

Palavras-chave:

Jardins, Jardim Histórico. Turismo de Jardins.Imaginário <Urbano>. Sítio Burle Marx, RJ, Brasil.

Resumo

A atual ênfase dada aos espaços verdes insere-se no cenário contemporâneo de crescimento das cidades, de presença do passado orientando as sensibilidades e das facilidades de mobilidade, intra e extra metrópoles. Nesse contexto, a discussão sobre a importância dos jardins históricos, já ativa na área patrimonialista, chegou ao Turismo em anos recentes. O presente artigo tem por objetivo contextualizar os jardins como espaços memorialísticos, com ênfase museológica, assim como registrar suas possibilidades não só para o lazer dos residentes nos locais que os abrigam, como para os turistas. Como metodologia, a revisão bibliográfica priorizou a presença histórica dos jardins no exterior e no Brasil, e a sua atual relação com o Turismo, aplicados no segundo momento, ao contexto do Sítio Burle Marx, situado no Rio de Janeiro, como case de sucesso em termos de jardim histórico, no Brasil. Propõe-se, a partir da Carta de Florença e das conceituações de museu, sistematizar a análise pelos vieses formal, documental, histórico cultural e científico, utilizando-os como indicadores para a sistematização dos dados levantados sobre o Sítio Burle Marx. Conclui-se que os jardins e mais especialmente os jardins históricos, em que pese sua importância como espaços memorialísticos, de lazer e de turismo, ainda são poucos enfatizados no Brasil, em termos de políticas públicas que levem a ações de conservação, sendo o Sítio Burle Marx um caso isolado de boas práticas nestes termos.   


 

Biografia do Autor

Susana de Araújo Gastal, Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.