“Cada um no seu quadrado”: evidências de segregação social (turistas e residentes) nas práticas litorâneas de lazer no destino Natal – RN

Autores

  • Michel Jairo Vieira da Silva Professor do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando do Programa de Pós-Graduação (PPGTUR - UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V6.N1.A2069pp.22-392069

Palavras-chave:

Turismo, Lazer, Segregação, Natal-RN.

Resumo

Toda e qualquer sociedade manifesta em pequena ou grande escala relações de segregação e estranhamento, onde pessoas de alguma forma não são ou não se sentem parte ou bem vindas em algum lugar - não encaixando-se no mapa cognitivo, moral ou estético. A partir dessa compreensão é que esta pesquisa se desenvolve, discursando sobre a segregação socioespacial citadina a partir das práticas de lazer e turismo, com destaque para as realizadas nas praias urbanas de Natal. Abordando a perspectiva de turistas e residentes, o artigo busca fazer uma reflexão acerca das condições de acesso a lazer litorâneo no destino, reconhecendo a dessemelhança entre a cidade de Natal e “Cidade do Sol”, a partir de vídeos produzidos por residentes e turistas. Faz-se aqui uma análise comparativa de conteúdo entre as realidades desses dois sujeitos, destacando um apartheid – muro invisível que separa o lazer turístico (estruturado e distanciado) na sombra confortável dos investimentos privados e públicos, das escaldantes areias das classes populares (excluídas), com seu habitus (Bourdieu) peculiares – com elementos culturais destacáveis, porém invisíveis ao olhar turístico, evidenciando a co-existência de duas realidades díspares, reflexo de modelo recorrente de administração dos destinos litorâneos brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Jairo Vieira da Silva, Professor do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando do Programa de Pós-Graduação (PPGTUR - UFRN).

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), especialização em Planejamento e Consultoria Turística (FCC - 2009) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Turismo (UFRN - 2011). Atualmente é aluno de doutoramento pelo PPGTUR - UFRN, sendo também professor assistente do ensino superior da UFRN, ministrando as disciplinas de Sistema de Transporte Turístico, Agência de Viagem e Consultoria Turística. Realiza pesquisas em Turismo e Cinema, Consultoria Turística, Segregação Socioespacial e Não-lugar. É instrutor do SENAC - RN, atuando nos cursos de Guia de Turismo Regional, Agente de Viagem e Recepcionista de Hotel (módulos sobre elaboração de roteiros turísticos, fundamentos do turismo, ética e meio ambiente). Realiza consultoria pelo SEBRAE - RN, como também na roteirização e elaboração de catálogo turísticos do RN.

Downloads

Publicado

01-08-2016

Como Citar

Vieira da Silva, M. J. (2016). “Cada um no seu quadrado”: evidências de segregação social (turistas e residentes) nas práticas litorâneas de lazer no destino Natal – RN. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 6(1), 22–39. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V6.N1.A2069pp.22-392069

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 39 40 41 42 43 44 45 46 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.