Stakeholder theory e institucionalismo sociológico: complementações para análise do Turismo local

Renato Fabiano Cintra, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Benny Kramer Costa

Resumo


Apesar de relevância ao campo os temas stakeholder, teoria institucional e turismo estão em construção. Logo, numerosas são as oportunidades nas direções futuras da teoria do stakeholder, pois apesar da semelhança com a teoria institucional, pouco se tem visto o debate da academia e no turismo. É nessa concepção que o artigo visa analisar e delinear a configuração do campo organizacional do turismo local, a partir das teorias do stakeholder e institucionalismo sociológico. Caracteriza-se como qualitativa, com fins descritivos e estudo de caso. Como resultados têm-se: fatores relevantes à formação do campo; classificação dos stakeholders em primário, secundário e modelo de saliência; e configuração do campo organizacional do turismo. Como implicação teórica tem-se que os atributos da teoria do stakeholder (poder, urgência e legitimidade) podem ser utilizados como suporte metodológico para identificar e delinear o campo do turismo local. Entretanto, a teoria do stakeholder permite lacunas na compreensão do campo organizacional, haja vista que os stakeholders identificados têm dificuldades (ou receio) de classificaras instituições com o atributo poder e para tanto faz necessário aproximação de teoria que complemente a análise - o institucionalismo sociológico. Como direções futuras têm-se a necessidade de ampliar a discussão e evidências empíricas, para que possam ser consolidada no turismo local.

Palavras-chave


Teoria do Stakeholder; Institucionalismo Sociológico; Turismo Local.

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Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


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