MUSEU E TURISMO CULTURAL: ANÁLISE DO PERFIL DOS TURISTAS CULTURAIS DO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE

Autores

  • Isabela Andrade de Lima Morais Universidade Federal de Pernambuco
  • Carla Borba Silveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V1.N2.A340pp.49-60340

Palavras-chave:

Museus, memória, turismo cultural, patrimônio

Resumo

Este artigo é o resultado preliminar de uma pesquisa ainda em curso que tem sido desenvolvida desde novembro de 2010 no Departamento de Hotelaria e Turismo, da Universidade Federal de Pernambuco que tem como objetivo analisar o processo de inserção dos museus pernambucanos no mercado turístico viabilizando-os como atrativos turísticos, através da sua transformação em produtos turísticos-culturais, possibilitando o que Santana (2009, p. 122) chama de “o salto do estritamente cultural para a produção de mercadorias culturais”. A pesquisa de campo inicial buscou tabular os dados de questionário já aplicados pelo museu do Homem do Nordeste em busca de identificar sua demanda turística visto que este museu já foi o mais visitado entre os turistas e atualmente busca se reposicionar junto ao mercado turístico local. Os resultados iniciais corroboram para uma reflexão sobre a relação museus, patrimônio e turismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Andrade de Lima Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Curso de Graduação em Turismo

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil

Carla Borba Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Curso de Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1995), e é mestre e doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal de Pernambuco com pesquisas no âmbito dos estudos voltados para o planejamento turístico, as políticas públicas, cultura e turismo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Agenciamento e tecnologia, Antropologia e Turismo e planejamento e gestão do turismo. Atuou em vários órgãos públicos de Turismo em Pernambuco - gestora de projetos do PRODETUR, diretora de desenvolvimento, vice- presidente e presidente da EMPETUR e assessora do Secretário de Turismo do Estado. No setor privado, atuou 15 anos como agente de viagens tendo assumido o cargo de vice-presidente da ABAV-PE.

Downloads

Publicado

10-12-2011

Como Citar

Morais, I. A. de L., & Silveira, C. B. (2011). MUSEU E TURISMO CULTURAL: ANÁLISE DO PERFIL DOS TURISTAS CULTURAIS DO MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 1(2), 49–60. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V1.N2.A340pp.49-60340

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.