Diagnóstico das condições ambientais e de uso público na trilha do Peito do Pombo por meio do Protocolo de Avaliação Rápida (Área de Proteção Ambiental do Sana – Macaé – RJ)
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N2.A12019pp.177-19512019Palavras-chave:
Planejamento Turístico, Gestão de LazerResumo
As trilhas são de grande importância para o desenvolvimento das atividades de uso público nas Unidades de Conservação - UC. Contudo, ações não planejadas podem comprometer o estado de conservação dessas áreas, principalmente das trilhas. Este trabalho tem como objetivo analisar as condições ambientais e de uso público da trilha do Peito do Pombo na Área de Proteção Ambiental do Sana (Macaé-RJ), por meio do Protocolo de Avaliação Rápida de Trilhas - PAR-T. A trilha, considerada semipesada, foi dividida em oito segmentos, cinco deles encontram-se em situação regular, dois em boa situação e um em situação ruim. A pesquisa também avaliou o estado do piso, por meio de levantamentos microtopográficos e a visitação na trilha a partir dos dados da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).