Diagnóstico das condições ambientais e de uso público na trilha do Peito do Pombo por meio do Protocolo de Avaliação Rápida (Área de Proteção Ambiental do Sana – Macaé – RJ)

Autores

  • Adriano Oliveira da Silva
  • Rosangela Garrido Machado Botelho

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N2.A12019pp.177-19512019

Palavras-chave:

Planejamento Turístico, Gestão de Lazer

Resumo

As trilhas são de grande importância para o desenvolvimento das atividades de uso público nas Unidades de Conservação - UC. Contudo, ações não planejadas podem comprometer o estado de conservação dessas áreas, principalmente das trilhas. Este trabalho tem como objetivo analisar as condições ambientais e de uso público da trilha do Peito do Pombo na Área de Proteção Ambiental do Sana (Macaé-RJ), por meio do Protocolo de Avaliação Rápida de Trilhas - PAR-T. A trilha, considerada semipesada, foi dividida em oito segmentos, cinco deles encontram-se em situação regular, dois em boa situação e um em situação ruim. A pesquisa também avaliou o estado do piso, por meio de levantamentos microtopográficos e a visitação na trilha a partir dos dados da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Oliveira da Silva

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Graduação (Lato Senso) em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Suas áreas de atuação e linhas de pesquisa envolvem estudos sobre: unidades de conservação, uso público, degradação, avaliação e qualidade ambiental.

Rosangela Garrido Machado Botelho

Possui doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente trabalha na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) junto à Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais e é Professora Colaboradora do Curso de Pós-Graduação em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Suas áreas de atuação e linhas de pesquisa envolvem estudos sobre: solo-geomorfologia, bacia hidrográfica, meio urbano, análise ambiental e geoconservação.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

da Silva, A. O., & Botelho, R. G. M. (2021). Diagnóstico das condições ambientais e de uso público na trilha do Peito do Pombo por meio do Protocolo de Avaliação Rápida (Área de Proteção Ambiental do Sana – Macaé – RJ). RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 11(2), 177–195. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N2.A12019pp.177-19512019

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.