Trama-se fios e vidas entre labirinto e filé: qualidade, percepção, produtos, serviços e a visibilidade do trabalho das mulheres rendeiras de Marechal Deodoro, AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N2.A4470pp.81-1004470

Palavras-chave:

Turismo Cultural, Turismo social, Lazer e negocios, avaliação de serviços

Resumo

Analisa as expectativas e percepções dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados pelas mulheres rendeiras de Marechal Deodoro e demonstra a aplicabilidade da abordagem Servqual na avaliação de serviços associativos. A metodologia deste estudo possui caráter descritivo e qualitativo, caracterizando-se como readaptação de uma abordagem amplamente utilizada - o Servqual. Examina as dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Aspectos Tangíveis por meio de um levantamento do tipo survey. Os depoimentos dos consumidores participantes deste estudo apontam que os trabalhos das mulheres rendeiras têm qualidade, sendo considerado muito criativo e equiparado a obras de arte. Como resultado o público participante deste estudo apontou que os trabalhos das mulheres rendeiras têm qualidade, sendo considerado muito criativo e equiparado a obras de arte. As considerações finais trazem uma reflexão sobre a validade dessa base teórico-metodológica, sinalizado as transformações na forma de pensar os papéis sociais de mulheres a partir de referenciais de cidadania, empoderamento e reconhecimento cultural.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Borges Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES;

PROFESSORA DOUTORA em Ciências da Informação (UNB), Coordenadora de estágio do curso de biblioteconomia da Ufes, mestre em Políticas Sociais, ênfase em Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) <ana.c.campos@ufes.br >

Corpo docente - Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Rogério Zanon da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES;

Doutor em Administração pela Universidade Federal  de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cândido Mendes de Campos. Interesse em temas sobre pessoas, participação, trabalho e subjetividade na administração pública e em organizações privadas.

Corpo docente - Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910 <rogerio.silveira@ufes.br>

Marcelo Calderari Miguel, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO - IFES;

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES; Bacharel em Biblioteconomia (Ufes); Bacharel em Ciência Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD); Especialista em Ensino não formal de Ciências e Tecnologias (UFMG)

Pesquisa e extensão - Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910 <mmcbiblio@gmail.com>

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Publicado

19-12-2018

Como Citar

Campos, A. C. B., Silveira, R. Z. da, & Miguel, M. C. (2018). Trama-se fios e vidas entre labirinto e filé: qualidade, percepção, produtos, serviços e a visibilidade do trabalho das mulheres rendeiras de Marechal Deodoro, AL. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8(2), 81–100. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N2.A4470pp.81-1004470

Edição

Seção

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