Pesquisa quantitativa em turismo: os dados gerados são válidos e confiáveis?

Autores

  • Thiago Coelho Soares Universidade do Sul de Santa Catarina
  • João Coelho Soares
  • Sandro Vieira Soares

Palavras-chave:

Turismo, Pesquisa Quantitativa, Validade, Confiabilidade, Questionário

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar se a geração de dados primários nas publicações nacionais em turismo é válido e confiável. Para tanto se analisou os periódicos da área com Qualis B2 ou superior. O processo de pesquisa foi realizado em três etapas: Delimitação do escopo de análise; Seleção dos artigos; análise de forma quantitativa, visando descrever as principais características dos trabalhos selecionados. Considerando que na pesquisa quantitativa o rigor é caracterizado pela validade e confiabilidade dos dados gerados, se estudou se os artigos apresentavam rigor científico. Procurou-se identificar nos artigos que possuíam pesquisa de campo quantitativa com questionário se foram adotados procedimentos estatísticos para validar e confiar os resultados, tais como: Análise Fatorial; Teoria da resposta ao Item; Análise da consistência interna; Análise da linearidade dos dados; Análise da homoscedasticidade dos dados; Análise de multicolinearidade dos dados. Os resultados apontaram para uma pequena quantidade de estudos adotando tais técnicas. Desta forma se conclui que o campo da pesquisa em Turismo precisa se preocupar em gerar dados primários válidos e confiáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, com doutorado sanduíche na universidad de León, ESP.

Professor do doutorado em administração da Unisul.

João Coelho Soares

Mestre em Administração pela Unisul.

Sandro Vieira Soares

Doutor em Contabilidde pela USP

Professor do Doutorado em Administraçao da Unisul

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

Soares, T. C., Soares, J. C., & Soares, S. V. (2019). Pesquisa quantitativa em turismo: os dados gerados são válidos e confiáveis?. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 162–174. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/6974

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.