Aplicabilidade da Análise de conteúdo em pesquisas na área do turismo: um olhar sobre a Ilha de Itaparica (BA)

Autores

  • Chelly Costa Souza dos Reis Instituição Federal da Bahia - IFBA
  • Regina Celste Almeida Souza Universidade Salvador
  • Chelly Costa Souza Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador

Palavras-chave:

Instrumento de pesquisa, Planejamento turístico, Governo Estadual, Governo municipal, Trade turístico

Resumo

A Análise de Conteúdo, comumente conhecida como AC, pode ser definida como um instrumento de análise das comunicações e, assim sendo, tem sido muito utilizada enquanto método instrumental de pesquisas. Dessa forma, com base nesse pressuposto, o presente artigo objetiva demonstrar que a AC também pode ser aplicada em pesquisas do campo turístico, tendo como exemplificação o estudo de caso sobre a atividade turística na Ilha de Itaparica – BA. Enquanto método, o artigo está assente num recorte da nossa tese de doutorado, a qual teve como corpus a análise do turismo de sol e praia no referido território baiano. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como a realização de treze entrevistas, em cujas análises foi utilizada a AC. Dessas entrevistas, realizadas com agentes representativos do poder público estadual, do municipal e com representantes do trade turístico da região, a AC possibilitou perceber a necessidade de um efetivo planejamento turístico na região, inter-relacionando as três instâncias analisadas, como também confirmou a pertinência do uso desse instrumento de análise das comunicações em pesquisas no campo do turismo, as quais envolvem uma abordagem quali-quantitativa.

Biografia do Autor

Chelly Costa Souza dos Reis, Instituição Federal da Bahia - IFBA

Bacharel em Turismo, MBA em Administração, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano. Toda formação cursada na Universidade Salvador (UNIFACS). Docente do Instituto Federal da Bahia (campus Salvador), nos cursos Subsequente em Hospedagem, Tecnologia em Eventos e Bacharelado em Administração.

Regina Celste Almeida Souza, Universidade Salvador

Pós-doutorado pela Université de Toulouse II (Le Mirail), França, (1986-1987) e pelo Centre d´Etudes Técniques de l´Equipament de Lyon, CETE, França (1992-1992). Doutorado em Geografia pela Universidade de Rouen, França (1981). Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Bahia (1976). Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1970) e graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1967). Atua principalmente nos temas: Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional. Voluntária do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente - GPTURIS vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS.

Chelly Costa Souza, Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador

Bacharel em Turismo, MBA em Administração, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano. Toda formação cursada na Universidade Salvador (UNIFACS). Docente do Instituto Federal da Bahia (campus Salvador), nos cursos Subsequente em Hospedagem, Tecnologia em Eventos e Bacharelado em Administração.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.