Turismo Responsável: contribuições para uma reflexão conceitual
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V13.N1.A15071pp.62-8215071Palavras-chave:
Turismo Responsável; Sustentabilidade; Brasil;Resumo
A falta de planejamento turístico pode afetar negativamente o ambiente no qual ele se desenvolve, seja na utilização dos recursos naturais, ou nos aspectos sociais e culturais de um povo, ocasionando problemas como a degradação ao meio ambiente, perda da qualidade de vida social e o desrespeito ao modo de vida tradicional. Para que o turismo oportunize impactos positivos, seja na esfera ambiental, econômica ou social, surgem novas perspectivas de planejamento turístico, conhecidos como modelos alternativos de turismo, os quais têm como premissa o respeito e o diálogo entre meio ambiente natural e as relações sociais que se estabelecem em uma determinada localidade Dentre essas formas de planejamento, o turismo responsável, venha ganhando notoriedade, uma vez que pode ser entendido como uma inovação turística por meio da qual são ofertados aos moradores locais benefícios sociais e econômicos, bem como a proteção dos recursos naturais. Para que esse conceito ofereça melhores propostas tanto no âmbito acadêmico como prático, faz-se necessário, a produção teórica para debater esse assunto. Nesse contexto, se insere esse trabalho que teve como objetivo apresentar um panorama conceitual sobre como o termo turismo responsável vem sendo tratado na literatura nacional e internacional, visando a obtenção de constructos teóricos que permitam a compreensão do objeto em estudo. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela realização de um ensaio teórico, a partir de pesquisa eletrônica em que foram consultados artigos, dissertações e teses disponíveis em sites eletrônicos de busca como periódicos capes, Scopus e catálogo de dissertação e tese da capes. Os resultados demonstraram que o turismo responsável está ligado a termos como sustentabilidade, desenvolvimento, meio ambiente e comportamento, apresentando multiplicidade do conceito que abarca as partes envolvidas do trade turístico. Sugere que novos trabalhos sejam feitos, focando nos comportamentos responsáveis dos turistas e das empresas.
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