Turismo e Redes Sociais: reflexões sobre ética e fotografia no contexto do Memorial do Holocausto, Berlim/Alemanha

Autores

  • Steffany Christine Duarte Bertoldi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Monalisa Barbosa Alves Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V10.N2.A8800pp.1-188800

Palavras-chave:

Turismo, Redes Sociais, Ética, Memorial do Holocausto

Resumo

O ato de viajar é uma forma do indivíduo se comunicar com o mundo que o cerca. Conhecer novos lugares, contemplar paisagens e sair do ambiente cotidiano proporciona diversos sentimentos que despertam sensações e emoções. Visitar pontos turísticos no mundo contemporâneo está intimamente ligado à prática de fotografar. Nunca houve tamanha produção, reprodução e difusão de imagens como existe nos dias de hoje. A aquisição de imagens fotográficas organiza nossas experiências e envolve nossas recordações enquanto turistas. Diante disto, questiona-se: “qual o limite entre materialização da experiência e ética?”. Neste sentido, o presente trabalho propõe analisar, por meio das fotografias tiradas no Monumento do Holocausto e postadas na rede social Instagram, a relação entre a necessidade excessiva de tirar fotografias dos lugares visitados exibindo-as como memória material nas redes sociais e a ética. O trabalho consiste em um estudo exploratório baseado em pesquisa bibliográfica e análise de imagens. Os principais resultados obtidos revelaram que ainda que haja uma reflexão e tomada de consciência sobre o local, sua representatividade e sua importância, a figura central do “eu” se apropria de todo o contexto e renega toda a história que ali existe. O ato de ir já não é mais suficiente, torna-se necessário o ir e ser visto perante o coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Steffany Christine Duarte Bertoldi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciencias Humanas. Graduanda em Turismo pela Universiddade Federal de Juiz de Fora.

Monalisa Barbosa Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS/ UFRJ). Pós-graduada em Gestão Ambiental. Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Downloads

Publicado

05-11-2020

Como Citar

Bertoldi, S. C. D., & Alves, M. B. (2020). Turismo e Redes Sociais: reflexões sobre ética e fotografia no contexto do Memorial do Holocausto, Berlim/Alemanha. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 10(2), 1–18. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V10.N2.A8800pp.1-188800

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.