HOSPITALIDADE URBANA: AMPLIANDO O CONCEITO
Resumo
Esta pesquisa adentra o campo da hospitalidade urbana, compreendida como uma dádiva do espaço e um fator de bem-estar. Associada ao turismo urbano e as questões relacionadas a qualidade de vida tanto de moradores quanto de turistas, a hospitalidade urbana se revela um tema promissor e fundamental do ponto de vista do planejamento urbano e da gestão de cidades. Contudo, o tema ainda é pouco explorado e o material disponível está geralmente associado a outras esferas da hospitalidade – como a doméstica e a comercial –, frequentemente fundamentadas no sistema da dádiva. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal ampliar o conceito sobre hospitalidade urbana analisando como a tríplice obrigação do dar-receber-retribuir se comporta no meio urbano. Partindo do pressuposto de que o espaço público é o espaço tradicional de encontros e de trocas nas cidades, esta pesquisa busca ainda revelar as características do espaço da hospitalidade urbana e identificar os agentes/sujeitos envolvidos no estabelecimento das relações sociais urbanas.
Palavras-chave
Hospitalidade urbana; dádiva; espaço público; qualidade de vida; turismo
Texto completo:
PDF
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).