Turismo e lazer de terceira idade no Brasil

uma análise bibliográfica e documental entre os anos de 2015 e 2020

Authors

  • Mateus de Sá Barreto Barros Universidade Federal do Maranhão
  • Juarez Freitas Amador Universidade Federal do Maranhão
  • Josenildo Campos Brussio Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)
  • Vanderley Rabelo de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

Keywords:

lazer, terceira idade, segmentação de mercado

Abstract

A atividade turística, nos últimos anos, vem se desenvolvendo e se reinventando na sociedade. Tal condição permite que este setor abarque diferentes públicos e demandas, sejam estes sociais, culturais e/ou econômicas. É neste caminho, que este trabalho objetiva analisar o segmento de lazer, voltado ao público da terceira idade como base para a elaboração de destinos e pacotes turísticos que atendam a esta demanda. Atualmente, este público procura usufruir do turismo como ferramenta de ocupação do seu tempo livre, seja com a finalidade de um simples lazer, ou como instrumento de autoconhecimento, além de descobrir novos lugares, realizar aventuras, exercício da fé e de saúde, dentre outros. Com isto, este trabalho propõe fazer uma análise sobre como esta segmentação de mercado vem se desenvolvendo, o que tem sido feito de novo para atender este público, principalmente, durante os últimos anos, mais especificamente 2015 a 2020. Desse modo, esta pesquisa se qualifica pelo seu caráter documental e bibliográfico. O referencial teórico, por seu turno, constrói-se com base em autores como: Ribeiro (2020); Silva (2016); Dias e Aguiar (2002); Guedes (2009); Santos e Bertoldi (2012); dentre outros. Estes, abordam desde os aspectos mais conceituais sobre o público da terceira idade na sociedade, sua participação no mercado turístico, assim como a percepção desse público como um novo nicho a ser explorado. Conclui-se, nesse caminho, que a atividade turística se mostra como um lazer a ser explorado por este público, para além de simples serviços/produtos de consumo e como um direito social destes indivíduos.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mateus de Sá Barreto Barros, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo (DIVERSITAS/USP).Docente do Curso de Bacharelado em Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA

Juarez Freitas Amador, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Turismo pelo Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Docente do Curso Interdisciplinar em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Vanderley Rabelo de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão - PGCult/UFMA.Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

References

ANSARAH, M. G. R; NETTO, A. P. A Segmentação dos Mercados como Objeto de Estudo do Turismo. VII Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo. Universidade Anhembi, São Paulo, 20 – 21 de setembro, 2010.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo, 3. ed. revista e ampliada. São Paulo: Senac, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso- 3. ed., 2. reimpr. — Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 70 p.

BRASIL. Ministério do Turismo. Segmentação do turismo e o mercado. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

BRASIL. Rodrigo Paradella. IBGE. (Ed.). Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/ noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhões-em 2017>. Acesso em: 7 nov. 2019.

DIAS, R.; AGUIAR, M. R. Fundamentos do turismo: conceitos. Disponível em: <https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/o-turismo-e-terceira idade/>. Acesso em: 21 de setembro de 2020.

DUMAZEDIER, J. A revolução cultural do tempo livre. São Paulo: Studio Nobel, 1994.

EVANGELISTA, G. P. D.; BRAMBILLA, A.; VANZELLA, E. Acessibilidade para idosos: Um estudo aplicado ao Theatro Santa Roza. In: BRAMBILLA, A.; VANZELLA, E.; FÉLIX, Turismo & Hotelaria no contexto da Acessibilidade. João Pessoa: CCTA, 2018.

ENVELHECIMENTO, P. D. O turismo e a terceira idade. Portal do Envelhecimento, 2014.

GASTAL, S.; MOESCH, M. M. Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo: Aleph, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed, São Paulo, Atlas, 2008.

GOMES, C.; PINHEIRO, M.; LACERDA, L. Lazer, turismo e inclusão social: intervenção com idosos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

GUEDES, B. R. M. Turismo e Lazer na Terceira Idade uma Interface Possível. Universidade Federal de Fluminense. Monografia, Niterói-SP, 2009, 104 f.

LAGE, B. H. G. Segmentação do mercado turístico. São Paulo. 1992.

LIZ, E.; RUSCHMANN, D.; VERDINELLI, M. A. Turismo e Lazer para a Terceira Idade: perspectivas e desafios. VIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Camboriú-SC, 02 – 4 de out, 2011.

MELO, P. F. C.; SILVA, D. G.; VANZELLA, E.; BRAMBILLA, A. Terceira Idade E Hotelaria: um olhar sobre os trabalhos científicos. VI Congresso Internacional de Hotelaria e Envelhecimento Humano. 2019.

MOSCHIS, G. P. Gerontographics: a scientific approach to analyzing and targeting the mature market. Journal of Services Marketing, vol. 6, n.3, p. 17-26, Summer 1992. Normas e definições. Campinas: Alínea, 2002.

OLIVEIRA, F. G. Segmentação do Mercado Turístico. Monografia (graduação) Universidade Federal de Ouro preto. 45 f. 2005.

PEIXOTO, N. & Neuman, P. Factores de Sucesso e Propostas de Acções para implementar o “Turismo para Todos”: relevância Económico- social. Revista Turismo & Desenvolvimento, 11, p. 147 – 154, 2009.

RIBEIRO, M. P. S. Envelhecimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade: o olhar dos idosos do município de São Bernardo, Maranhão. Revista Turismo e Sociedade-UFPR, V. 13, n. I, 2020.

SANTOS, R. A.; BERTOLDI, J. O turismo na Melhor Idade: Uma análise macro deste nicho de mercado. Revista Cientifica Eletrônica de Turismo, n.º 16, janeiro, 2012.

SILVA, L. M. M. “Para Sempre Jovem”: valores e significados do turismo para a terceira idade. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

MAZO, Giovana Zarpellon; LOPES, Marize Amorim; BENEDETTI, Tânia Rosane Bertoldo. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. Porto Alegre: Sulina, 2001.

VAZ, G. N. Marketing turístico: receptivo e emissivo. São Paulo: Pioneira, 1999.

Published

2022-12-22

How to Cite

de Sá Barreto Barros, M., Freitas Amador, J. ., Campos Brussio, J. ., & Rabelo de Jesus, V. . (2022). Turismo e lazer de terceira idade no Brasil: uma análise bibliográfica e documental entre os anos de 2015 e 2020 . RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(02), 71–99. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/13658

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.