Espaço cemiterial e Turismo: campo de ambivalência da vida e morte

Authors

  • Charlene Brum Del Puerto "Universidade de Caxias do Sul"
  • Maria Luiza Cardinale Baptista "Universidade de Caxias do Sul"

Keywords:

cemitério, morte, turismo cemiterial

Abstract

No presente artigo, são feitas considerações acerca da relação entre o espaço cemiterial e o turismo, como campo de expressão e representação da ambivalência vida e morte, trazendo reflexões possíveis para entender a utilização das necrópoles na atividade turística. O texto apresenta discussão decorrente de estudo que está sendo realizado para o desenvolvimento da dissertação de Mestrado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul/RS (UCS), envolvendo a abordagem do cemitério como um espaço turístico. Trata-se de uma produção vinculada ao Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese. Neste artigo, inicialmente é feita uma consideração sobre o espaço cemiterial e suas transformações ao longo do tempo. Após, é abordada como a temática da morte é compreendida pela sociedade. Sequencialmente, debatemos a utilização do cemitério na atividade turística, denominada neste trabalho como “turismo cemiterial”. São apresentados resultados preliminares de cartografia bibliográfica, com a construção das trilhas teórico-conceituais-reflexivas: cemitério, morte e turismo. Os resultados percebidos aqui demonstram que a reflexão sobre morte interfere na ressignificação do espaço cemiterial e na ponderação sobre a atividade turística no cemitério.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-08-01

How to Cite

Brum Del Puerto, C., & Cardinale Baptista, M. L. (2015). Espaço cemiterial e Turismo: campo de ambivalência da vida e morte. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 5(1), 42–53. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/1611

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.