O turismo em Corumbá/MS: a relação de sua dinâmica com o SISTUR

Autores/as

Palabras clave:

Sistema turístico, Segmentação, Inter-relação.

Resumen

O turismo tem por principal característica ser uma atividade multifacetada, em virtude de abranger diversos setores da sociedade em sua dinâmica. Diante dessa complexidade de interação, torna-se essencial a abordagem do Sistema de Turismo (SISTUR) que permite visualizar as variáveis e suas inter-relações de modo ordenado. Em busca de uma relação entre a teoria e a prática, o município de Corumbá, localizado no estado de Mato Grosso do Sul, serviu de base para este estudo por abarcar em seu território 60% do Pantanal. Dado a isso, essa importância para a ocorrência do fenômeno turístico no território mencionado, pois é pelo Pantanal, em sua maior parte, que diversas atividades turísticas são proporcionadas no local. O objetivo deste estudo é relacionar a dinâmica do turismo em Corumbá à luz do Sistema de Turismo (SISTUR). A pesquisa é de caráter qualitativo e, a partir da seleção de alguns indicadores e dimensões e da coleta de informações oriundas da pesquisa exploratória e de observação, evoluiu-se para a sua convergência com a proposta do sistema turístico. Portanto, foi possível relacionar o sistema turístico de Corumbá com o SISTUR, analisar o funcionamento de cada um à luz da teoria e compreender que gargalos apresentados em um subsistema replicam nos demais, devido à interdependência entre si.

Biografía del autor/a

Jorceli de Barros Chaparro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Administração pela Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal-UNIDERP; Especialista em Planejamento Estratégico pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB; Mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso  do Sul  (UEMS). Professora Formadora na modalidade EaD na UUEMS, atuante nos cursos de graduação em Administração Pública e Ciências Sociais.

Eliana Lamberti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS). Docente efetiva e pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Graduação (Ciências Econômicas, Direito, Química Industrial e Turismo) e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Membro do Grupo de Pesquisa em Turismo: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento do Turismo – PLANGEDTur e do Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço – CADEF/UFMS. E-mail: lililamberti@hotmail.com.

Publicado

2018-12-19

Número

Sección

Artigos