Propostas políticas de conservação do patrimônio geológico

Autores

  • Carla Santana UFRN
  • Wilker de Mendonça Nobrega
  • Marcos Antônio Leite do Nascimento

Palavras-chave:

Patrimônio geológico, Geodiversidade, Política pública, Turismo

Resumo

Patrimônio Geológico é a parcela da geodiversidade que possui valor singular e excepcional. Em outras palavras, são recursos geológicos, geomorfológicos, hidrológico e do solo que contêm valor imensurável para a sociedade, e como tal, necessitam ser protegidos e conservados por instrumentos legais que visem o bem comum, ou seja, por políticas públicas. Pela sua importância social, seja científica, educativa, histórica e/ ou turística estes elementos geológicos precisam estar presentes nas agendas políticas, e não apenas o meio biótico, porque estes juntos formam o que conhecemos por Terra. Este estudo visa analisar as proposições políticas brasileiras através dos Projetos de Lei (PL), que tenham uma relação com a conservação do patrimônio geológico, propondo-se então, investigar seu conteúdo e suas repercussões na sociedade. Pesquisa de natureza bibliográfica, bibliométrico e de caráter qualitativo com método prioritário de análise documental, de conteúdo e netnográfico. Reforçando que o enfoque deste estudo são os PL ligados à conservação do patrimônio geológico e seus resultados perante a sociedade, ou seja, a coleta dos dados partiu inicialmente dessas propostas legislativas no portal da Câmara dos Deputados e posteriormente buscou-se a exposição, os efeitos e desdobramentos no meio social das propostas aprovadas, isto é, as que se tornaram leis, por meio de busca na plataforma Google. Os resultados mostram que no conteúdo das propostas legislativas e das leis, argumenta-se e justifica-se a conservação do patrimônio geológico, mas efetivamente é uma preocupação indireta e dependente da variável Turismo e da biodiversidade. Ou seja, estes dois últimos elementos possuem mais valor quando se trata de conservar o patrimônio geológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Santana, UFRN

Doutoranda em Turismo, Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IFRN (2015), Especialista em Educação ambiental e Geografia do Semi-árido pelo IFRN (2014). Possui bacharelado em Turismo pelo Centro Universitário FACEX (2012) e graduação em Gestão Hoteleira pelo UNIFACEX(2009).

Wilker de Mendonça Nobrega

Bacharel em turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2003), mestre em cultura e turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal da Bahia - UESC/UFBA (2006), doutor em ciências do desenvolvimento sócioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA (2012). Foi professor de ensino superior e coordenador do curso de turismo do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM no período entre fevereiro de 2005 à abril de 2010. Foi coordenador do Programa de Pós graduação em turismo / PPGTUR - UFRN (Mestrado e Doutorado - no período de Dezembro de 2013 a Dezembro de 2017). É membro integrante do grupo de pesquisa em Turismo, Cultura e Meio Ambiente da UFPA. Tem experiência em consultoria turística e em processos participativos. É líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo (GEPPOT/UFRN/CNPQ). É professor associado II do departamento de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, campus Natal.

Marcos Antônio Leite do Nascimento

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pelo PPGG/UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Seridó Geoparque Mundial da UNESCO e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte.

Referências

AZEVEDO, Úrsula. Ruchkys. Patrimônio Geológico e Geoconservação no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais: Potencial para a Criação de um Geoparque da UNESCO. 232f. Tese de Doutorado. Universidade federal de minas gerais, Belo Horizonte, 2007.

ARAÚJO, Eugênia. Geoturismo: conceitualização, implementação e exemplo de aplicação no Vale do Rio Douro no setor Porto Pinhão. Escola de Ciências. Tese de mestrado em Ciências do Ambiente da Universidade do Minho. Portugal, 2005.

BENTO. Lilian Carla. Um novo olhar para a geodiversidade através do geoturismo. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.12, 2011.

BORBA, André. Geodiversidade e geopatrimônio como bases para estratégias de geoconservação: conceitos, abordagens, métodos de avaliação e aplicabilidade no contexto do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisas em Geociências, vol. 38, n. 1, p. 3-13, 2011.

BRILHA José. Geoconservation and protected areas. Environmental Conservation, 29(3), p. 273-276, 2002.

BRILHA, José. Patrimônio Geológico e Geoconservação: A conservação da Natureza na sua vertente Geológica. Palimage Editora, 2005.

CARCAVILLA, Luís, DURÁN, Juan José, GARCÍA-CORTÉS, Angel e LÓPEZ- MARTÍNEZ, Jerónimo. Geological heritage and Geoconservation in Spain: past, presente and future. Geoheritage, 1, 2009.

DYE. Thomas. Understanding public policy. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 2014.

FARIA, Carlos. Ideias, conhecimento e políticas públicas: um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 18 (51), 2003.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas, n.º 21 - junho 2000.

GRAY, Murray. Geodiversity valuing and conserving abiotic nature. John Wiley & Sons Ltd. Londres/InglaTerra, 2004.

HALL, Michael e JENKINS, John. Tourism and Public Policy. In: LEW, Alan..; HALL, Michael.; WILLIAMS, Alan (Eds). A companion to Tourism. USA: Blackwell Publishing, 2004.

HENRIQUES, Maria Helena., BRILHA, José, REIS, Rui Pena. e MOTA, Tereza. Geoconservation as an Emerging Geoscience. Geoheritage, 3, 2011.

KUHN, Caiubi, SANTOS, Flávia, JESUS, Cleberson, KOLYA, André e REIS, Fábio. Public policies for geodiversity in Brazil. Geoheritage, 14 (74), 2022.

PIMENTEL, Mariana Pereira. dimensão institucional das políticas públicas de turismo no Brasil. In: PIMENTEL, Tiago; EMMENDOERFER, Magnus Luiz e TOMAZZONI, Edegar. (Orgs.). Gestão pública do turismo no Brasil: teorias, metodologias e aplicações. Caxias do Sul: Educs, 2014.

SALAZAR, Ángel., CARCAVILLA, Luis e DIEZ- HERRERO, Andrés. Geomorphological heritage and conservation in Spain. World Geomorphological Lansdcapes, 2014.

MANSUR, Kátia. Ordenamento territorial e geoconservação: analise das normas legais aplicáveis no Brasil e um caso de estudo no Estado do Rio de Janeiro. Geociencias, 29 (2), 2010.

MELO, Marcus André. As sete vidas da agenda pública brasileira. In: Rico, E.(org). Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez. IEE, 1999.

NASCIMENTO, Marcos Antônio Leite, RUCHKYS, Úrsula. e NETO, Virgínio Mantesso. Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: Trinômio Importante para a proteção do Patrimônio Geológico. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 2008.

NASCIMENTO, Marcos Antônio Leite. Por um meio ambiente inteiro. Revista Geografia Conhecimento Prático. 50 ed, 2013.

NASCIMENTO, Marcos Antônio Leite; TAVEIRA, Marcelo; SILVA, Matheus Lisboa Nobre; MEDEIROS, Janaina; SILVA, Maria Clara; VIEIRA FILHO, Edson e INAGAKI, Kelly Yumi. Manual de Desenvolvimento de Projetos Turísticos de Geoparques no Brasil. Brasil. Ministério do Turismo. Brasília-DF, 2022.

PINHO, José Antônio. Sociedade da informação, capitalismo e sociedade civil: reflexões sobre política, internet e democracia na realidade brasileira. Pensata, 51 (1), 2011.

RIBEIRO, José Ubaldo. Política: quem manda, por quê manda, como manda ? Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1998.

VELASCOS, Maria e SANTOS-LACUEVA, Raquel. La relación entre acción pública y turismo desde diversas perspectivas: ideias, actores e instituciones. Revista Pasos, V. 14 (3), 2016.

VAN LOON, Aj. Geological education of the future. Earth Science Reviews, 86. 2008.

Downloads

Publicado

29-05-2024

Como Citar

Santana, C., Nobrega, W. de M., & Nascimento, M. A. L. do. (2024). Propostas políticas de conservação do patrimônio geológico. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 14(1), 72–89. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/17127

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.