Turismo e lazer de terceira idade no Brasil

uma análise bibliográfica e documental entre os anos de 2015 e 2020

Autores/as

  • Mateus de Sá Barreto Barros Universidade Federal do Maranhão
  • Juarez Freitas Amador Universidade Federal do Maranhão
  • Josenildo Campos Brussio Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)
  • Vanderley Rabelo de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

Palabras clave:

lazer, terceira idade, segmentação de mercado

Resumen

A atividade turística, nos últimos anos, vem se desenvolvendo e se reinventando na sociedade. Tal condição permite que este setor abarque diferentes públicos e demandas, sejam estes sociais, culturais e/ou econômicas. É neste caminho, que este trabalho objetiva analisar o segmento de lazer, voltado ao público da terceira idade como base para a elaboração de destinos e pacotes turísticos que atendam a esta demanda. Atualmente, este público procura usufruir do turismo como ferramenta de ocupação do seu tempo livre, seja com a finalidade de um simples lazer, ou como instrumento de autoconhecimento, além de descobrir novos lugares, realizar aventuras, exercício da fé e de saúde, dentre outros. Com isto, este trabalho propõe fazer uma análise sobre como esta segmentação de mercado vem se desenvolvendo, o que tem sido feito de novo para atender este público, principalmente, durante os últimos anos, mais especificamente 2015 a 2020. Desse modo, esta pesquisa se qualifica pelo seu caráter documental e bibliográfico. O referencial teórico, por seu turno, constrói-se com base em autores como: Ribeiro (2020); Silva (2016); Dias e Aguiar (2002); Guedes (2009); Santos e Bertoldi (2012); dentre outros. Estes, abordam desde os aspectos mais conceituais sobre o público da terceira idade na sociedade, sua participação no mercado turístico, assim como a percepção desse público como um novo nicho a ser explorado. Conclui-se, nesse caminho, que a atividade turística se mostra como um lazer a ser explorado por este público, para além de simples serviços/produtos de consumo e como um direito social destes indivíduos.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mateus de Sá Barreto Barros, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo (DIVERSITAS/USP).Docente do Curso de Bacharelado em Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA

Juarez Freitas Amador, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Turismo pelo Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Docente do Curso Interdisciplinar em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Vanderley Rabelo de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão - PGCult/UFMA.Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

Citas

ANSARAH, M. G. R; NETTO, A. P. A Segmentação dos Mercados como Objeto de Estudo do Turismo. VII Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo. Universidade Anhembi, São Paulo, 20 – 21 de setembro, 2010.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo, 3. ed. revista e ampliada. São Paulo: Senac, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso- 3. ed., 2. reimpr. — Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 70 p.

BRASIL. Ministério do Turismo. Segmentação do turismo e o mercado. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

BRASIL. Rodrigo Paradella. IBGE. (Ed.). Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/ noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhões-em 2017>. Acesso em: 7 nov. 2019.

DIAS, R.; AGUIAR, M. R. Fundamentos do turismo: conceitos. Disponível em: <https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/o-turismo-e-terceira idade/>. Acesso em: 21 de setembro de 2020.

DUMAZEDIER, J. A revolução cultural do tempo livre. São Paulo: Studio Nobel, 1994.

EVANGELISTA, G. P. D.; BRAMBILLA, A.; VANZELLA, E. Acessibilidade para idosos: Um estudo aplicado ao Theatro Santa Roza. In: BRAMBILLA, A.; VANZELLA, E.; FÉLIX, Turismo & Hotelaria no contexto da Acessibilidade. João Pessoa: CCTA, 2018.

ENVELHECIMENTO, P. D. O turismo e a terceira idade. Portal do Envelhecimento, 2014.

GASTAL, S.; MOESCH, M. M. Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo: Aleph, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed, São Paulo, Atlas, 2008.

GOMES, C.; PINHEIRO, M.; LACERDA, L. Lazer, turismo e inclusão social: intervenção com idosos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

GUEDES, B. R. M. Turismo e Lazer na Terceira Idade uma Interface Possível. Universidade Federal de Fluminense. Monografia, Niterói-SP, 2009, 104 f.

LAGE, B. H. G. Segmentação do mercado turístico. São Paulo. 1992.

LIZ, E.; RUSCHMANN, D.; VERDINELLI, M. A. Turismo e Lazer para a Terceira Idade: perspectivas e desafios. VIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Camboriú-SC, 02 – 4 de out, 2011.

MELO, P. F. C.; SILVA, D. G.; VANZELLA, E.; BRAMBILLA, A. Terceira Idade E Hotelaria: um olhar sobre os trabalhos científicos. VI Congresso Internacional de Hotelaria e Envelhecimento Humano. 2019.

MOSCHIS, G. P. Gerontographics: a scientific approach to analyzing and targeting the mature market. Journal of Services Marketing, vol. 6, n.3, p. 17-26, Summer 1992. Normas e definições. Campinas: Alínea, 2002.

OLIVEIRA, F. G. Segmentação do Mercado Turístico. Monografia (graduação) Universidade Federal de Ouro preto. 45 f. 2005.

PEIXOTO, N. & Neuman, P. Factores de Sucesso e Propostas de Acções para implementar o “Turismo para Todos”: relevância Económico- social. Revista Turismo & Desenvolvimento, 11, p. 147 – 154, 2009.

RIBEIRO, M. P. S. Envelhecimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade: o olhar dos idosos do município de São Bernardo, Maranhão. Revista Turismo e Sociedade-UFPR, V. 13, n. I, 2020.

SANTOS, R. A.; BERTOLDI, J. O turismo na Melhor Idade: Uma análise macro deste nicho de mercado. Revista Cientifica Eletrônica de Turismo, n.º 16, janeiro, 2012.

SILVA, L. M. M. “Para Sempre Jovem”: valores e significados do turismo para a terceira idade. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

MAZO, Giovana Zarpellon; LOPES, Marize Amorim; BENEDETTI, Tânia Rosane Bertoldo. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. Porto Alegre: Sulina, 2001.

VAZ, G. N. Marketing turístico: receptivo e emissivo. São Paulo: Pioneira, 1999.

Publicado

2022-12-22

Cómo citar

de Sá Barreto Barros, M., Freitas Amador, J. ., Campos Brussio, J. ., & Rabelo de Jesus, V. . (2022). Turismo e lazer de terceira idade no Brasil: uma análise bibliográfica e documental entre os anos de 2015 e 2020 . RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(02), 71–99. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/13658

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.