As redes sociais e o turismo: uma análise do compartilhamento no Instagram do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Autores/as

  • Geórgia Caeteno de Oliveira Santos
  • Bruna Cristine de Oliveira Cabral
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Maria Magalhães Christino Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Imagem de destino turístico. Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, Redes Sociais, Instagram.

Resumen

O turismo caracteriza-se como uma das atividades que mais utiliza a imagem para se promover e atrair visitantes, especialmente por meio do compartilhamento de imagens e experiências nas redes sociais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o compartilhamento de fotografias no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Instagram, reforça a imagem do destino turístico histórico. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2016, por meio das postagens na rede social Instagram, referentes ao período que compreendeu a realização do evento. O ponto de referência para a busca na rede social foi o uso da hashtag #festivalgastronomicodetiradentes. O instrumento para a coleta de dados foi desenvolvido e adaptado, tendo como base o estudo de Donaire e Galí (2011), por meio da categorização de fotografias.  Os resultados apontam que as fotografias compartilhadas no Instagram apresentam os elementos característicos do festival, as pessoas vivenciando o turismo na cidade histórica, assim como cenários e paisagens desse município, que já é considerado como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Nacional. 

Biografía del autor/a

Geórgia Caeteno de Oliveira Santos

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil. Jornalista, coordenadora de Comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, em Belo Horizonte, Brasil.

 

Bruna Cristine de Oliveira Cabral

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora na PUC-Minas, Belo Horizonte, MG Brasil

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutora em Gestão de turismo ela Universidade do Algarve, Portugal

Doutora em Administração pelo CEPEAD, UFMG, Belo Horizonte, Minas Geraisl, Brasil,

Professora Associada de Marketing na UFMG, elo Horizonte, Minas Geraisl, Brasil,

 

Juliana Maria Magalhães Christino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pelo CEPEAD, UFMG, elo Horizonte, Minas Geraisl, Brasil,

Professora Adjunta de Marketing na UFMG, elo Horizonte, Minas Geraisl, Brasil,

Publicado

2017-09-21

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.