Transformando vidas: uma proposta de empreendedorismo gastronômico para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Autores

  • Fernanda Meneses de Miranda Castro Instituto Federal Baiano
  • Lais Moreira Cavalcanti Instituto Federal Baiano
  • Stefanie Amaral da Silva Rabelo Instituto Federal Baiano

Palavras-chave:

Ação social. Empreendedorismo gastronômico, Mulheres, Vulnerabilidade social.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre um projeto que capacitou profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social no município de Catu-BA através de iniciativas de empreendedorismo gastronômico. A pesquisa foi executada através da metodologia da pesquisa-ação. Após diagnóstico do público-alvo e levantamento de demandas, foram realizados ciclos de palestras e oficinas de capacitação na área de empreendedorismo e gastronomia. A pesquisa concluiu que há a necessidade de realização de estudos em busca de ações mais efetivas para a diminuição da vulnerabilidade social das mulheres do município de Catu-Bahia-Brasil.

Biografia do Autor

Fernanda Meneses de Miranda Castro, Instituto Federal Baiano

possui graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (2000), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (2001), especialização em educação pela Fundação Visconde de Cairú, é mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz e doutora em Desenvolvimento Urbano e Regional pela UNIFACS. Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Planejamento, Políticas Públicas e Gestão, Gastronomia, Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional e urbano, competitividade, planejamento e organização do turismo, gastronomia e gestão de empresas de turismo. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal Baiano - Campus Catu.

Lais Moreira Cavalcanti, Instituto Federal Baiano

Possui graduação em Gastronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016), especialização em Cozinha Internacional pela Faculdade Senac e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Realiza atividades de ensino, lecionando as disciplinas de Habilidades e Técnicas Básicas de Cozinha, Planejamento e Organização de Cozinha Industrial e Cozinha Regional Brasileira.

Stefanie Amaral da Silva Rabelo, Instituto Federal Baiano

Técnica em Cozinha e estudante de Gastronomia do IF Baiano Campus Catu

Downloads

Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.