Empreendedorismo Turístico: Perspectivas de Pesquisa e Agenda Futura para o Destino Coopetitivo

Autores

  • Adriana Fumi Chim-Miki Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Spain
  • Rosa Maria Batista-Canino Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
  • María del Pino Medina-Brito Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Palavras-chave:

Empreendedorismo turístico, Coopetição, Co-empreendedorismo, Competitividade.

Resumo

O empreendedorismo é um importante pilar para a competitividade, a inovação e o desenvolvimento das regiões turísticas. No contexto atual observa-se uma mudança na forma de competir individualmente pelas operações em conjunto, gerando outros tipos de empreendedores. Assim, novos constructos como a Coopetição, o Co-worker e o Co-empreendedor pedem espaço no mercado, na pesquisa e na formação acadêmica. Este trabalho realiza uma revisão teórica sobre o empreendedorismo turístico e como está sendo abordado na literatura. Portanto contribui para identificar as perspectivas de estudo do empreendedorismo em um setor que possui características diferenciadas. Entre os resultados indicados por esta revisão teórica se observa a existência de uma corrente convergente e outra divergente em termos de teorização do empreendedorismo turístico. A corrente convergente realiza uma transferência e adaptação de teorias e modelos aplicados a outros setores econômicos. Enquanto a divergente considera o turismo como um fenômeno e não somente uma atividade ou setor econômico, e assim busca a criação de teorização própria para o empreendedorismo turístico. No entanto, no contexto geral a literatura turística ainda precisa preencher um grande espaço deixado por este tópico nos estudos do turismo.

Biografia do Autor

Adriana Fumi Chim-Miki, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Spain

Administradora de empresas, Especialista em Gestão empresarial, Mestre em Geografia (politicas publicas) pela Universidade Federal do Rio Grande. Doutoranda Turismo, Economía y Gestión pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.

Rosa Maria Batista-Canino, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Professora do Programa de doutorado em Turismo, Economia e Gestão da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC). Pesquisadora do Instituto Universitario de Turismo y Desarrollo Económico Sostenible (TIDES).  Doutora em Economia e Gestão pela ULPGC.

María del Pino Medina-Brito, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Professora do Programa de grado y máster en Turismo de la Facultad de Turismo, Economia y Gestión da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC). Pesquisadora do Instituto Universitario de Turismo y Desarrollo Económico Sostenible (TIDES). Doutora em Economia e Gestão pela ULPGC.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.