Uma cozinha brasileira?

Contribuições da perspectiva antropológica para o fortalecimento do turismo gastronômico

Autores

  • Cecília Vieira Pereira das Neves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Amália Silva Alves Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Turismo Gastronômico, Antropologia, Autores

Resumo

O artigo apresenta discussão envolvendo a relação entre identidade nacional e cozinha brasileira objetivando desconstruir a noção de que a gastronomia brasileira possa ser definida a partir de uma identidade hegemônica. Em tal proposta, defende-se a noção de cozinhas brasileira, na qual o plural aplicado ao termo cozinha engloba a diversidade de saberes, modos de fazer e conhecimentos particulares que configuram identidades de distintos grupos culturais e expressam um amplo sistema culinário. O processo de argumentação exposto apoiou-se no referencial teórico da Antropologia, utilizando o método histórico aplicado a análise das fontes bibliográficas aqui interpretadas enquanto construção de uma narrativa cujos aspectos simbólicos serão refutados em prol da demonstração de que, para fins de valorização do Turismo Gastronômico, a noção de cozinhas brasileira oferece maior potencialidade na diversificação de produtos no âmbito desse segmento da atividade turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Vieira Pereira das Neves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Maria Amália Silva Alves Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Antropologia. Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Patrimônio, do Programa de Pós Graduação em Memória Social e do Programa de Pós Graduação em Ecoturismo e Conservação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

16-10-2021

Como Citar

Vieira Pereira das Neves, C., & Oliveira, M. A. S. A. (2021). Uma cozinha brasileira? : Contribuições da perspectiva antropológica para o fortalecimento do turismo gastronômico. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 11, 322–341. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/12823

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.