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Seção Temática
Vol. 1 No. 1 (2022)Apresentação
É com grande alegria que estamos disponibilizando a Seção Temática sobre o ensino de Matemática da revista Saberes Docentes em Ação.
Nesta Seção, apresentamos artigos que relatam sobre a Educação Matemática, numa de nossas parcerias com as Universidades e Grupos de Estudo e Pesquisa do Centro-Oeste e Sudeste brasileiros.
Isso demonstra o alcance e a trajetória da revista e daqueles que, com muita dedicação, mantiveram esse periódico como o veículo mais importante de divulgação das pesquisas e práticas desenvolvidas nas
Escolas de Maceió, e que se disseminaram pelo Brasil.
A Seção "Ensinar Matemática na Educação Infantil: práticas de reflexão", tem como objetivo difundir as práticas desenvolvidas na Educação Infantil para o ensino de Matemática. Estudos como os de
Alencar, Cunha e Jesus (2021) demonstram a importância do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos desde as tenras idades, pois isso pode colaborar com estudos complexos posteriores.
Assim, organizamos esse dossiê, composto por 4 artigos, contendo participação de professores da educação básica, professores universitários e pós-graduandos.O primeiro artigo de Flaviane Meireles dos Santos Campeiro e Gerciane Gercina da Silva com o título ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. O artigo fez uma análise bibliográfica de dois documentos curriculares que embasam a Educação Infantil.
O segundo artigo são das autoras Regina Rosa Puppim, Ruhama Marisbela Aguiar Alves, Jorge Henrique Gualandi, com título GENERALIZANDO PADRÕES MATEMÁTICOS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O artigo fez um estudo de caso sobre atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico.
O terceiro artigo das autoras Lilian Siqueira e Angelico, Rosemary Borin Cavalheiro com o título MATEMÁTICA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O artigo demonstra os diferentes contextos cotidianos e como estes podem auxiliar
na aprendizagem dos estudantes.
E por último o quarto artigo escrito por Silvia Regina da Silva, Edvonete de Souza Alencar, Sonner Arfux de Figueiredo, com título ANÁLISE DA BRINCADEIRA “DANÇA DAS CADEIRAS” PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIA
NUMÉRICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O artigo traz reflexões sobre as possibilidades dom uso da brincadeira “dança das cadeiras” para o ensino de sequência numérica.
Esperamos que nossas/os docentes e leitoras/es compartilhem de nosso sonho e também façam desta revista e de sua leitura companhias sempre presentes, para toda a vida acadêmica e profissional.
Edvonete Souza de Alencar e Organizadoras da RevistaReferências
ALENCAR, E. S. ; CUNHA, A. C. ; JESUS, P. S. . Os desafios em formar professores da educação infantil utilizando-se de histórias para o ensino de Matemática. ROTEIRO , v. 46, p. e23794, 2021. -
6ª Edição
Vol. 6 No. 1 (2022)Apresentação
É com alegria que anunciamos a 6ª Edição da Revista Saberes Docentes em Ação. Uma revista que há 7 anos vem trazendo as produções docentes para além dos muros da escola, fomentando os debates sobre temas cotidianos e transversais.
Sabemos que uma revista pode ser definida como uma coleção de textos, sobre determinado assunto, publicada periodicamente. Mas, quando pensamos na nossa Revista Saberes Docentes em Ação, o mote é a disseminação das boas práticas de nossas/os professoras/es, que estão, principalmente, em escolas de difícil acesso e que desenvolvem trabalhos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo de nossas/os estudantes.
Esta Edição traz 20 capítulos, em que 12 são artigos científicos e 8 são relatos de experiência. Ao todo, tivemos 42 profissionais da Educação que foram aprovadas/os para este volume.
Percorrendo toda Educação Básica e Superior, nas áreas de Matemática, Linguagens, Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, os capítulos nos provocam a pensar sobre resolução de problemas sociais, traz a instituição escolar como ponte para estreitar o caminho entre o conhecimento científico e o popular, e mostra que uma experiência vivida em uma escola deve ser compartilhada entre outras.
Esse trançado de saberes que vai desde a experiência em alfabetizar na pandemia, até as estratégias de ensinagem Matemática, passando pela educação inclusiva; os debates sobre questões étnico-raciais, sobre a inserção das tecnologias nas escolas, e os desafios encontrados durante a experiência profissional, revelam uma amálgama replicável de conhecimentos partilhados por nossas/os docentes com toda generosidade e propriedade de quem entende que as instituições escolares são espaços de transformação social.
É com o espírito carregado de esperanças em dias melhores que fazemos votos de uma prazerosa leitura a todas/os.
Professoras Regina Lúcia Buarque e
Natercia de Andrade Lopes Neta
- ARTIGOS
1. ALFABETIZAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Everilda Pereira Siqueira de Almeida
1-8
2. APRENDER A QUESTIONAR PARA DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO
Rosana Muniz de Medeiros
Rui Marques Vieira
Francislê Neri de Souza
9-21
3. ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CAPS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Iris Maria dos Santos Farias
Deise Juliana Francisco
22-39
4. AVALIAÇÃO CRÍTICA DE LIVROS DIDÁTICOS QUANTO A ABORDAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA
José Cicero Gomes Farias
Isnaldo Isaac Barbosa
40-57
5. BRINCANDO DE RODA: RESGATANDO AS CANTIGAS POPULARES
Priscilla Ferreira de Castro
Angiele dos Santos Lopes
58-66
6. DIÁLOGO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA
César da Silva Cabral
67-73
7. DISCALCULIA: IDENTIFICAR PARA INTERVIR
Maria Auxiliadora Rodrigues da Silva
74-88
8. EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DUAS PROFESSORAS
Tâmara Bárbara Batista Santos
Wilza Yara Carneiro Lins
89-102
9. EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E CULTURA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA RACIAIS NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS
Cristina Simone de Sena Teixeira
Conceição Maria Dias de Lima
Cristiano Cezar Gomes da Silva
102-120
10. ENSINO REMOTO, TDIC E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Luciana Francisca dos Santos
121-138
11. INTERVENÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM ESCOLA MUNICIPAL DE MACEIÓ
Edja Martins dos Santos Oliveira
Agenaz de Oliveira Moreira
Andréia Martins de Menezes Costa
Margarete Mota da Fonseca
139-148
12. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FUNÇÕES
Jamisson Barbosa Almeida
José Fernando Ferro
Jonatas Ismael de Lima Silva
Camylla Gabriele dos Santos
Natércia de Andrade Lopes Neta
149-163
13. O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES
Adriana Jerônimo da Silva Araújo
164-173
14. O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO NOVO NORMAL
Rosely Maria Morais de Lima Frazão
174-182
15. PLANEJAMENTO COMPARTILHADO NA ESCOLA MUNICIPAL SELMA BANDEIRA: UMA VISÃO DIALÓGICA
Jaciana de Lima Costa
Josilda Silva de Lima
Vivian Souza Lima
183-192
16. PROCESSO DE SUPERAÇÃO E SENTIMENTO DOCENTE DE ENSINAR MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Allan Gomes dos Santos
Luis Ortiz Jimênez
193-203
17. RESPONSABILIZAÇÃO DO DIRETOR POR ASSÉDIO MORAL NA ESCOLA
Zuleica Dias SantAna
Adroaldo Pacheco Lessa Moreira
204-214
18. ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luis Felipe Cordeiro
Edilson Pontarolo
215-224
19. TEORIAS E PRÁTICAS DA DISCIPLINA HISTÓRIA E AS COMPETÊNCIAS DA BNCC
Ana Cristina de Lima Moreira
Francisco Airton Bastos Silva Filho
225-242
20. UMA ESTRATÉGICA NO ENSINAR E APRENDER DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA
Allan Gomes dos Santos
Luis Ortiz Jimênez
243-260
- ARTIGOS
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5ª Edição
Vol. 5 No. 1 (2021)Saberes Docentes em Ação | v. 05 , n. 01 / setembro a dezembro de 2021
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Thais Rodrigues Candido CAROLINE
Páginas 1 – 12
A ORIENTAÇÃO DE TCC EM UM CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA
Ednaldo Farias GOMES
Páginas 13 – 21
AÇÃO CALÇADA VIVA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Jaciana de Lima COSTA
Kety Lucy da SILVA
Josilda Silva de LIMA
Páginas 22 – 33
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO PROCESSO ARTICULADO
Aberlandia Gonçalves ALMEIDA
Páginas 34 – 43
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO NO INÍCIO DO ANO LETIVO DOS PROFESSORES
Zuleica Dias SANT-ANA
Páginas 44 – 55
BRINCADEIRAS POPULARES COMO INSTRUMENTO DE (RE)AFIRMAÇÃO DA CULTURA INFANTIL
Edilene Conceição de Melo MARQUES
Thatyana Angélica dos Santos SILVA
Páginas 56 – 64
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA SUCESSO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Letícia de Oliveira SANTOS
Páginas 65 – 78
LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUSICAR, COLORIR E FOTOGRAFAR
Williany dos Santos SILVA
Páginas 79 – 89
MODALIDADE FORMATIVA OFICINA: JOGOS MENTEINOVADORA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA/SEMED
Cláudia Rejane Cavalcante LIMA
Páginas 90 – 103
O CONTO NA SALA DE AULA: COMO CONTRIBUIÇÃO PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Alessandra Rafaela de Lima Martins
Laiza Kelly de Lima Teodoro
Paulenice Santos Verçosa Mata
Maria Lucilene
Páginas 104 – 112
O GESTOR ESCOLAR E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO
Gláucia G. Almeida de LIMA
Mirian Patrícia A. FERREIRA
Páginas 113 – 121
(IN)DISPENSABILIDADE DO PARECER DESCRITIVO NA ESCOLA
Zuleica Dias SANT-ANA
Páginas 122 – 132
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PEDAGOGIA HOSPITALAR
Alessandra Conceição do NASCIMENTO
Ana Flavia dos SANTOS
Max Alexandre da CONCEIÇÃO
Tania Maria Cebalho da SILVA
Victor Hugo de Oliveira HENRIQUE
Páginas 133 – 142
PLÁGIO ACADÊMICO: INCAPACIDADE DE AUTORIA OU AUSÊNCIA DE ÉTICA?
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Maria Amábia Viana GOMES
Páginas 143 – 153
REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Claudenice Santos Verçosa MATA
Páginas 154 – 167
RELATO DA PRÁTICA: “OLHAR DO OUTRO”
Priscilla Ferreira de CASTRO
Páginas 168 – 172 -
4ª Edição
Vol. 4 No. 1 (2018)Artigos
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENEM: AVANÇOS E RETROCESSOS
Amauri da Silva BARROS
Erisson dos Santos MARINHO
Leticia de Oliveira SANTOS
Páginas 01 a 21
A INTERLOCUÇÃO ENTRE AS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS INFANTIS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ana Quitéria Rodrigues da SILVA
Lúcia de Mendonça RIBEIRO
Lucineide FERREIRA
Páginas 22 a 34
ARTE DE BRINCAR: Resgatando as brincadeiras antigas
Priscilla Ferreira de CASTRO
Páginas 35 a 45
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UM CAMINHO POSSÍVEL
Jucicleide Gomes ACIOLI
Páginas 46 a 56
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHO PARA A CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES DA MATA ATLÂNTICA
Andesson Mendes de FREITAS
Manoella Cruz SOUZA
Taise Maria Nunes Dos SANTOS
Páginas 57 a 66
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO BRASIL E AS CONTRIBUIÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL (IFAL) PARA A SOCIEDADE ALAGOANA
Leticia de Oliveira SANTOS
Erisson dos Santos MARINHO
Páginas 67 a 81
ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO E SURDEZ
Dionise Bernardino do NASCIMENTO
Humberto Meira de Araújo NETO
Rosangela Maria da Silva MELO
Páginas 82 a 97
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM REFLETIDA NO MITO DE ENSINO
Marcello Ricardo ALMEIDA
Páginas 98 a 111
LINGUAGEM MÚSICA: SONS E SILÊNCIOS DIALOGANDO COM A FORMAÇÃO DOCENTE
Edna dos Santos Cabral
Lúcia de Mendonça Ribeiro
Páginas 112 a 124
MONITORIA COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Allan Gomes dos SANTOS
Páginas 125 a 142
O USO DO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR: A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFAL
Carloney Alves de OLIVEIRA
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 143 a 158
RELAÇÃO TEXTO-IMAGEM PÓS-PRODUZIDA: LIVRO DE IMAGEM -PNLD PNAIC
Rosiene Omena BISPO
Páginas 159 a 173
SALA DE ÁREAS: A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO NA BRINCADEIRA
Aline Jaislane de Souza TAVARES
Páginas 174 a 181
SER MENINA E SER MENINO: GÊNERO E SEXUALIDENA ESCOLA
Dina Maria Vital ÁVILA
Páginas 182 a 194
TIRA UM OU EMPRESTA UM: como os alunos do 6º ano aprendem subtração?
Elberlânia Andrade FEITOSA
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 195 a 212
COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA COMO ARTICULADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 213 a 225
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 (NOVE) ANOS: ELEMENTOS, CONCEPÇÕES E ORGANIZAÇÃO
Ângela Maria Ribeiro Holanda
Páginas 226 a 240
GESTÃO DOCENTE NO PLANEJAMENTO ESCOLAR: PLANEJAR OU PRODUZIR PLANO?
Jânio Nunes dos SANTOS
Maria Amábia Viana GOMES
Páginas 241 a 254
O LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MULHERES, PRESENTE!
Dalva de Oliveira COSTA
Páginas 255 a 273 -
3ª Edição
Vol. 3 No. 1 (2017)APRESENTAÇÃO:
Apresentamos ao público a terceira edição da Revista Eletrônica Saberes Docentes em Ação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED), através da Diretoria Geral de Ensino (DIGEN). Criada com o intuito de proporcionar aos professores, mais um espaço para socializar suas experiências exitosas em sala de aula, bem como suas produções e reflexões teóricas acerca do
processo de ensino e aprendizagem.
São apresentados 20 artigos que versam sobre experiências em sala de aula e aportes teóricos em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Arte, Tecnologia, Educação para a Sexualidade, Comunicação Social, Projeto Político Pedagógico, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão Social e o Plano Nacional de Educação.
Desejamos, à partir dos enfoques abordados, que esta edição possibilite amplas discussões acerca das melhorias no ensino e aprendizagem em sala de aula, e com isso aprimore a prática pedagógica dos professores.
Conselho Editorial da Revista Saberes Docentes em Ação – SEMED MaceióRelação para site, v. 3, n. 1, 2017
PEDAGOGIA HOSPITALAR Presença do tema no Projeto Pedagógico de Pedagogia da UFAL
Isabel Ferreira FREITAS
Walter Matias LIMA
Páginas 1 – 19
A AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO
Akauê Basili Eliopoulous LIMA
Maria Dolores Fortes ALVES
Páginas 19 – 28
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A ARTE DE ENSINAR E O FAZER COTIDIANO - ID
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Maria Aparecida Pereira VIANA
Páginas 28 – 48
AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO TRADICIONAL E INOVADOR PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA NI (1)
Cícero Ronyel de Araújo
Natércia de Andrade Lopes Neta
Páginas 48 – 68
DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO: uma questão ímpar no contexto histórico político-social
Venuzia Santos SILVA
Páginas 68 – 78
EFEITOS DA TELEVISÃO SOBRE O COMPORTAMENTO DA CRIANÇA DE 08 A 12 ANOS DE IDADE
Giselly da Silva TAVARES
Maria Amábia Viana GOMES
Páginas 78 – 92
EXPLORAÇÃO DE TABLETS POR CRIANÇAS DE 4 ANOS E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Polyana Marques Lima RODRIGUES
Cleriston Izidro dos ANJOS
Páginas 92 – 103
A EXPERIÊNCIA DA FILOSOFIA COM CRIANÇAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL: um convite à filosofia
Carla Patrícia da SILVA
Páginas 103 – 126
A ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO NO BRASIL
Rosilania MACEDO-SILVA
Josiete Gomes Ferreira da SILVA
Maria Rosiene Ferreira dos SANTOS
Páginas 126 – 133
INFÂNCIA E EXPERIÊNCIA: O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL?
Carla Patrícia SILVA
Walter Matias LIMA
Páginas 133 – 151
MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA: FOCO NAS TECNOLOGIAS DE LINGUAGENS AUDIOVISUAIS
Maria Amábia Viana GOMES
Páginas 151 – 165
REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Erica Bianco de Souza QUEIROZ
Páginas 165 – 175
RAÍZES E EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA ENTRE CRIANÇAS E JOVENS
Ana Cícera Casado CARNAÚBA
Páginas 175 – 188 -
2ª Edição
Vol. 2 No. 1 (2016)Apresentação:
Apresentamos ao público a segunda edição da Revista Eletrônica Saberes Docentes em Ação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED), através da Diretoria Geral de Ensino (DIGEN). Criada com o intuito de proporcionar aos professores mais um espaço para socializar suas experiências exitosas em sala de aula, bem como suas produções e reflexões teóricas acerca do processo de ensino e aprendizagem.
Nesta edição são apresentados 20 artigos que versam sobre experiências em sala de aula e aportes teóricos em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Arte, Tecnologia, Educação para a Sexualidade, Comunicação Social, Projeto Político Pedagógico, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão Social e o Plano Nacional de Educação.
Desejamos, a partir dos enfoques abordados, que esta edição possibilite amplas discussões acerca das melhorias no ensino e aprendizagem em sala de aula, e com isso aprimore a prática pedagógica dos professores.Artigos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR
Mônica Vasconcelos de ARAUJO
Ana Lúcia Gomes de BARROS
Páginas 2 – 15
AVALIAÇÃO ESCOLAR PARA ALÉM DA CLASSIFICAÇÃO PERSPECTIVAS, DESAFIOS E APONTAMENTOS
Priscila Gomes dos SANTOS
Páginas 15 – 28
RECONSTRUINDO A GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E SEUS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
Submissão da conjectura de universalidade aos dados da NASA
Edson Santos JÚNIOR
Jenner Barretto Bastos FILHO
Páginas 28 – 46
SMARTPHONE EM SALA DE AULA O USO DO APLICATIVO MATH X MATH EM PROBLEMAS DE ARITMÉTICA
Joállen Maurício André GOMES
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 46 – 65
AS POSSÍVEIS TENSÕES EXISTENTES ENTRE AVALIAÇÃ0 E
PROGRESSÃO CONTINUADA
Mônica Lima CAVALCANTI
Páginas 65 – 80TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ACESSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Fernanda Santos MOTA
Amélia Bento Moura da SILVA
Deise Juliana FRANCISCO
Páginas 80 – 95
A ARTE COMO UM RECURSO EDUCADOR
Ricardo Max Lima CAVALCANTE
Páginas 95 – 104
A ABORDAGEM DE GÊNERO NA RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E ALUNOS
Sayarah Carol Mesquita dos SANTOS
Priscila Gomes dos SANTOS
Michaelly Calixto dos SANTOS
Walter Matias LIMA
Páginas 104 – 117
O IDEB NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Jacy de Araújo AZEVEDO
Páginas 117 – 131
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, IGUALDADE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL POSSIBILIDADES E LIMITES
Dalva de Oliveira COSTA
Páginas 131 – 147
A PARTICIPAÇÃO DO DISCENTE NO PLANEJAMENTO DA EJA
Valdenor Pereira da SILVA
Natércia de Andrade LOPES NETA
Páginas 147 – 164A SIMULAÇÃO MASSA-MOLA DO PHET COMO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DA FORÇA ELÁSTICA (LEI DE HOOKE)
Benjamim Nunes de OLIVEIRA
Kleber Cavalcanti SERRA
Páginas 164 – 178
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO COMO MECANISMO DE GESTÃO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACEIÓ
Adriana Thiara de Oliveira SILVA
Páginas 178 – 195TESTE CLOZE FERRAMENTA DE COMPREENSÃO LEITORA
Rosiene Omena BISPO
Páginas 195 – 211
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EJA NA SEMED-MACEIÓ
Adelson Gomes da SILVA
Páginas 211 – 231PRÁTICAS DOCENTE EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ
Maria Amábia Viana GOMES
Willams dos Santos Rodrigues LIMA
Páginas 231 – 247
17 AEE CAMINHOS PARA INCLUSÃO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Dina Maria Vital AVILA
Páginas 247 – 26418 LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA SEMED-MACEIÓ
Akauê Basili Eliopoulous LIMA
Páginas 264 – 272
19 O TRABALHO COM A LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR
Simone DA SILVA
Jucicleide Gomes ACIOLI
Páginas 272 – 284
20 CONTRIBUIÇÃO BRUNERIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
José Osvaldo HARRY
Páginas 284 – 294 -
1ª Edição
Vol. 1 No. 1 (2015)Ano1. Vol nº 1. Novembro de 015 http://www.maceio.al.gov.br/semed/saberes-docentes-em-acao/
ARTIGOS
01-LEITURA: ASPECTOS POLÍTICOS E SOCIAIS E CONTRIBUIÇÕES.
Carol Prado BASILIO DE OLIVEIRA; Renatha Adryana de Carvalho Santos MORAES; Karolynne Kaya Maria Amorim MOURA - pág. 04 a 14.
02- REESCRITA DE TEXTOS NA ESCOLA: EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL.
Regina Lúcia BUARQUE - pág. 16 a 34
03- DE RASURA EM RASURA SE TECE O FIO DO TEXTO.
Simone de Souza SILVA; Maria Auxiliadora da Silva CAVALCANTE – pág.36 a 51
04- ORALIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: ARMADILHAS DE UM (DES)PRESTÍGIO.
Quitéria Pereira ASSIS; Maria Aparecida DÃO; Ednaldo Farias GOMES - pág. 53 a 67
05- O USO DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS EM SALA DE AULA: UM INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES.
Simone DA SILVA - PÁG. 68 a 80
06- O USO DO SOFTWARE SUPERLOGO 3.0 E O ENSINO DE TRIGONOMETRIA.
Taiana Maria Ribeiro dos SANTOS; Natércia de Andrade LOPES NETA; Érica Acioli SILVA - pág. 81 a 96
07- A DISCIPLINA E A INDISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR SOB O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DE TAQUARANA E DOS PESQUISADORES.
Tavares de Souza da SILVA; Natércia de Andrade LOPES NETA - pág. 97 a 107
08- PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: PROCESSOS FORMATIVOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MACEIÓ.
Eliane Maria TEODORO; Maria Lígia dos Passos GOMES; Vanda Figueredo CARDOSO – pág. 108 a 120
09- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DA SEMED-MACEIÓ.
Cláudia Rejane Cavalcante LIMA - PÁG. 122 a 141
10- CURRÍCULO E IDEOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Simone DA SILVA - PÁG. 142 a 158
11- A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NA ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
Auda Valéria do Nascimento FERREIRA; Regina Lucia BUARQUE – pág. 159 a 174
12- APRENDIZAGEM COGNITIVA INTERMEDIADA POR COMPUTADORES NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ON LINE.
Fabricia Correia de OLIVEIRA - pág. 175 a 185
13- A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA SEMED (1993-2004): PRIMEIROS (DESCOM)PASSOS.
Sérgio Onofre Seixas de ARAÚJO - pág. 186 a 202
14- DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO JURÍDICO EM FACULDADES DE MACEIÓ.
Fabiana de Moura Cabral MALTA - Pág. 203 a 214
EDITAL PARA PUBLICAÇÃO 2ª EDIÇÃO 2015
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO-GERAL 2015
RELATOS
01- SACOLA VIAJANTE: A LEITURA EM MOVIMENTO
Vera Lúcia da Silva SOARES - pág. 215 a 226
02- CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA.
Rose Mary Silva CAVALCANTE; Maryanny Silva CAVALCANTE - pág. 227 a 238
03- PRÁTICAS PEDAGÓCIAS NA EJA: O TRABALHO COM REDE TEMÁTICA.
Jaciana de Lima COSTA; Adelson Gomes da SILVA - pág. 239 a 252
04- FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES E BIBLIOTECA ESCOLAR: COMO SELAR ESTA UNIÃO?
Josefa Pollyanne Lafayette da COSTA – pág. 253 a 265
05- GEOMETRIA: REDESCOBRINDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS.
Egna Debora MACHADO – pág. 266 a 273
06- A NATUREZA EM UM CLIK: “ATRAVÉS DO OLHAR DOS PEQUENOS”.
Lenice Ferreira Lira DA SILVA - pág. 274 a 287
07- OFICINA MAIS COMUNICAÇÃO ENSINA TÉCNICAS DE TEXTO, FOTO E AUDIOVISUAL EM MACEIÓ.
Adriana Thiara de Oliveira SILVA; Delane Barros dos SANTOS; Maria Janaina de Farias SOARES – pág. 288 a 297.