Em Protidão:
A Improvisação na Formação do Professor de Dança
Palabras clave:
Composição coreográfica, Criação em dança, metodologia de dançaResumen
Resumo: A partir das ações corporais vivenciadas e desenvolvidas nas disciplinas de Improvisação I e II do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no primeiro e segundo semestre de 2017, buscaram-se refletir acerca de possibilidades de compreender a improvisação em dança, evidenciando novas metodologias para o ensino de práticas corporais. Essa pesquisa parte de um relato de experiência que visa destacar a importância da valorização de disciplinas práticas, bem como da escrita científica dessas práticas artísticas de dança. Como resultado, produziu-se uma construção coreográfica denominada In Promptu (do latim: em prontidão) que foi apresentado em sala de aula. Para além da dança, buscou-se promover a reflexão das estratégias de ensino de dança nos espaços de educação formal e não formal.
Palavras-chave: Dança; Formação; Improvisação
Descargas
Citas
BOCK, Ana; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução aos estudos de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.
GALAHUE, David; OZMUN John; GOODWAY, Jacqueline D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. 7. ed. São Paulo: Artmed, 2013.
GUERRERO, Mara Francischini. Sobre as Restrições Compositivas Implicadas na Improvisação em Dança. 2008. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
LIMA, Maciel Ferreira de. Relato de Experiência. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017.
OLIVEIRA, Kamilla Mesquita. Processos em Partilha. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017.
OLIVEIRA, Sara Bezerra de. Relato de Experiência. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017.
SANTINHO, Gabriela Di Donato Salvador; OLIVEIRA, Kamilla Mesquita. Improvisação em Dança. Guarapava: Unicentro, 2013.
ZAMARIOLI, Débora. Cartografia de um corpo em cena: extração e codificação de matrizes corporais através do método Body Mind Centering®. 2009. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes) – Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.