COMPORTAMENTO MALANDRO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA:
OBSERVAÇÕES DA PERSONAGEM BENEDITO NA PEÇA CASAMENTO DE BRANCO DE ALTIMAR DE ALENCAR PIMENTEL
Palabras clave:
Casamento de Branco, Personagem Benedito, Dialética da MalandragemResumen
Esse estudo fez uma análise crítica do comportamento da personagem Benedito da peça teatral Casamento de Branco, ano de 1965, de autoria do alagoano Altimar de Alencar Pimentel sob a ótica da Dialética da Malandragem de Antônio Cândido. Nessa pesquisa observamos o comportamento da personagem Benedito como estratégias da malandragem para subverter a ordem posta numa sociedade em que Benedito não tem voz. Utilizamos a crítica literária de Antônio Cândido (Dialética da Malandragem) como metodologia para esta análise, considerando pertinente ao campo de estudo do teatrólogo Altimar Pimentel. No diálogo entre o teatro de Altimar e a literatura, acreditamos estabelecer uma linha de
raciocínio apropriada à nossa compreensão de como se dão as formas de convivência e superação estabelecidas na sociedade em determinada época.
Descargas
Citas
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1983.
CABRAL, Otávio. O riso subversivo. Maceió: EDUFAL, 2007.
CÂNDIDO, Antônio. Dialética da malandragem. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
[s. l], n. 8, p. 67-89, 1970. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i8p67-89. Disponível em:
https//www.revistas.usp.br/rieb/article/view/69638. Acesso em: 16 set. 2021.
DICIO. Dicionário Online de Português. Disponível em:
Acesso em: 04 fev. 2022.
KONDER, Leandro. O que é dialética. 15ª. Edição, São Paulo: Brasiliense, 1986.
MATTA, Roberto da. Carnavais, malandros e heróis. 4ª. Edição. Rio de Janeiro: Zahar
Editores, 1983.
PIMENTEL, Altimar Alencar. Casamento de branco. In: O Teatro de Raízes Populares I.
João Pessoa: Edição do autor, 2003, p. 7-61.
REVISTA MORINGA: teatro e dança. Ano 2, n. 3, dez 2007. Editora da Universidade
Federal da Paraíba.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um trabalho à Cadernos Cênicos, os(as) autores(as) concordam com as normas de publicação e cedem, sem remuneração, os direitos de publicação nesse canal.