Gota D'água e as milícias

as relações de poder

Auteurs-es

  • Laís de Paiva Gonçalves UFAL

Mots-clés :

poder, milícia, abuso, política

Résumé

Este artigo tem o objetivo de analisar através das atitudes de algumas personagens da obra Gota D’água escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), baseado na tragédia grega Medeia de Eurípides (431 a.C.), o poder político que existe dentro de comunidades periféricas através do abuso de poder das milícias. Traçando conexões do texto escrito em 1975 com o nosso cenário atual, onde existe uma ligação ideológica de determinados grupos políticos que facilitam o acesso das milícias com a condição de se manter no poder perpetuando atitudes totalmente antidemocráticas.

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Références

A MARGINALIZAÇÃO DO SAMBA. Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/ai-ai-ai-cem-anos-o-samba-faz/a-marginalizacao-do-samba/. Acesso em: 21 set. 2021.

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RANCIÉRE, Jacques. Será que a arte resiste a alguma coisa? Tradução de Mônica Costa Netto. In: LINS, Daniel (org.). Nietzsche-Deleuze. Arte e Resistência. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2007.

STARLLES, Wender. Milícias: sua origem e ascensão como poder paralelo no Brasil. Guia do Estudante. Disponível em:

https://www.google.com/amp/s/guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/milicias-sua-origem-e-ascensao-como-poder-paralelo-no-brasil/amp/ . Acesso em: 20 set. 2021.

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Publié-e

2021-12-20

Comment citer

Gonçalves, L. de P. (2021). Gota D’água e as milícias: as relações de poder. CADERNOS CÊNICOS, 3(5), 1–9. Consulté à l’adresse https://seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/13191

Numéro

Rubrique

Artigos