As concepções de profissionais de escolas municipais de Maceió sobre os dispositivos de accountability vinculados à avaliação
Palavras-chave:
Dispositivos de accountability, Dispositivos de avaliação, Educação municipal de MaceióResumo
O artigo tem o objetivo de analisar as concepções de profissionais de escolas municipais de Maceió sobre os dispositivos de accountability vinculados à avaliação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas com 4 profissionais da rede municipal de ensino maceioense (2 professores e 2 coordenadoras pedagógicas do 5º e do 9º ano do ensino fundamental). Os dados foram interpretados com base na técnica da Análise de Conteúdo, orientada pelos pressupostos de Bardin. A partir deles, foi possível identificar que, na educação municipal de Maceió, seis dispositivos de avaliação ocasionaram implicações para o trabalho docente, a exemplo de orientações pedagógicas voltadas à obtenção de desempenhos positivos das escolas no Ideb, da responsabilização branda dos professores pelos resultados alcançados neste Índice e de limitações da autonomia docente nos processos de planejamento e de exercício de seu trabalho.
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