Informação e desinformação
compartilhamento, percepção e comportamento de egressos de Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15409Palavras-chave:
egressos-biblioteconomia, egressos-UFRN, compartilhamento de informação, informação-desinformaçãoResumo
Consiste em socializar os resultados de uma pesquisa que investigou egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte formados entre 2000 e 2020. O objetivo foi saber como lidaram, no ambiente de trabalho, com os fenômenos das fake news e desinformação, no período da pandemia da Covid-19. Com vistas a construção do referencial teórico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), utilizando as expressões de busca: egressos, Biblioteconomia, fake news, Covid-19, pandemia. Discutiu-se como esse público enfrentou as adversidades apresentadas pela pandemia da Covid-19, seus desafios diante de uma sociedade contemporânea que dispõe de acesso à informação de forma rápida e imediata, porém, muitas vezes se abstém de checar sua veracidade. Destacou-se a importância das redes de compartilhamento de informação validadas e usadas com critério, e o papel do profissional da informação diante do grande número de notícias falsas presentes no cotidiano e disseminadas por meio das redes sociais. Como resultados, verificou-se que o grupo é composto por maioria do sexo feminino (74,7%) com idades diversificadas, que compartilham informações entre si por meio das redes sociais. Indicam que já tiveram contato com notícias falsas (91,6%), que perceberam aumento deste fenômeno na pandemia. No entanto, (89,5%) indicam que não compartilhariam notícias falsas e que a formação em Biblioteconomia auxilia a identificação deste tipo de notícia. Concluindo, considera-se fundamental a abordagem de estratégias para a identificação e o combate a desinformação na formação do bibliotecário.
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