Museus, interculturalidade e patrimônio cultural amazonense
uma análise sobre as instituições museológicas destinadas à guarda, conservação e preservação do patrimônio cultural do Amazonas – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18638Palavras-chave:
museus - Amazonas, patrimônio cultural – Amazonas, patrimônio material – Amazonas, acervos museológicosResumo
O Amazonas, estado localizado na região Norte do Brasil, apresenta particularidades que o torna ímpar. Com suas riquezas naturais, a região ganha um estereótipo no imaginário das pessoas que, na maioria das vezes, não condiz com a realidade, sobretudo, no que concerne aos patrimônios material e imaterial. Nesta perspectiva, estabeleceu-se um estudo acerca das coleções das instituições voltadas para a guarda, preservação e divulgação do patrimônio cultural do Estado do Amazonas. Quanto ao desenho metodológico, a pesquisa foi desenvolvida, sob o caráter quali-quantitativo, a partir das pesquisas descritiva, documental, bibliográfica e de campo, a partir da aplicabilidade do método estudo de caso, com a coleta dos dados, por meio da observação e questionário on-line, de modo a subsidiar os procedimentos estatísticos e análise de conteúdo. Das 21 instituições que compuseram o universo da pesquisa, o estudo tomou por base a amostra de 18 instituições, em decorrência de 3 não apresentarem informações atualizadas. O estudo revelou que a maior parte das instituições museológicas amazonenses são mantidas pelo Poder Público, sendo que apenas 1 instituição apresenta a figura do profissional museólogo. Conclui-se afirmando que esta pesquisa serviu para tanto identificar quais instituições possuem em seus acervos as informações patrimoniais sobre o Amazonas, quanto para estar fazendo a devida divulgação, no sentido de se tornar público não só para a população local, mas também para todas as pessoas interessadas pela temática.
Downloads
Referências
BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.
CAMPELLO, B. S. et al. Fontes de informação especializada. Belo Horizonte: UFMG, 1988.
FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. Museu Magüta: o primeiro museu genuinamente indígena do Brasil. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/museu-maguta-o-primeiro-museu-genuinamente-indigena-do-brasil. Acesso em:18 maio 2022.
INSTITUTO DURANGO DUARTE. Fachada do Museu do Índio. 2020. Disponível em: https://idd.org.br/iconografia/fachada-do-museu-do-indio/. Acesso em: 24 maio 2022.
MUSA. Sobre o museu. 2021. Disponível em: http://museudaamazonia.org.br/pt/2015/11/05/a-ideia/. Acesso em: 13 maio 2022.
PREFEITURA DE MANAUS. Conheça a história de Manaus no museu da cidade. 2021. Disponível em: www.manaus.am.gov.br/noticia/conheca-historia-manaus-museu/. Acesso em: 24 maio 2022.
PREFEITURA DE MANAUS. Visita técnica ao antigo Museu do porto amplia possibilidades para revitalização do Centro Histórico de Manaus. 2022. Disponível em: https://emtempo.com.br/13292/cultura/prefeitura-define-restauracao-do-museu-do-porto-de-manaus/. Acesso em: 24 maio 2022.
PORTAL AMAZÔNIA. Museu da cidade de Manaus. 2022. Disponível em: https://portalamazonia.com/amazonia-az/museu-da-cidade-de-manaus-1. Acesso em: 18 maio 2022.
ROCHA, T. S. F. Refletindo sobre memória, identidade e patrimônio: as contribuições do programa de Educação Patrimonial do MAEA-UFJF. In.: ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA SEÇÃO MINAS GERAIS, 13., 2012, Mariana, MG. Anais [...]. Mariana, MG: Associação Nacional de História Seção Minas Gerais, 2012. Disponível em: https://www.encontro2012.mg.anpuh.org/resources/anais/24/1340766055_ARQUIVO_Artigo-Anpuh.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO AMAZONAS (SEC). Casa das Artes. 2021. Disponível em: https://cultura.am.gov.br/portal/casa-das-artes/. Acesso em: 18 maio 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO AMAZONAS (SEC). Centro Cultural dos Povos da Amazônia mostra cultura e diversidade amazônica. 2021. Disponível em: https://cultura.am.gov.br/espacos-culturais/centros-culturais/centro-cultural-dos-povos-da-amazonia/. Acesso em: 18 maio 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO AMAZONAS (SEC). Museu Casa Eduardo Ribeiro. 2022. Disponível em: https://cultura.am.gov.br/espacos-culturais/museus/museu-casa-eduardo-ribeiro/. Acesso em:18 maio 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO AMAZONAS (SEC). Museu da imagem e do som do Amazonas. 2021. Disponível em: https://cultura.am.gov.br/portal/museu-da-imagem-e-do-som-do-amazonas/. Acesso em: 18 maio 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO AMAZONAS (SEC). Museu de Arqueologia. 2021. Disponível em: https://cultura.am.gov.br/portal/museu-de-arqueologia/. Acesso em:18 maio 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO AMAZONAS (SEC). 2021. Museu do Seringal Vila Paraíso. 2021. Disponível em: https://cultura.am.gov.br/portal/museu-do- seringal-vila-paraiso/. Acesso em: 18 maio 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO AMAZONAS (SEC). Pinacoteca do Estado. 2021. Disponível em: https://cultura.am.gov.br/portal/pinacoteca-do-estado/. Acesso em: 18 maio 2022.
TOURGEON, L. Do material ao imaterial: novos desafios, novas questões. Geosaberes, v. 5, n. 1, p. 67-79, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.