Information, knowledge and technology in the educational context
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e12988Keywords:
appropriation of Information, digital information and communication technology, knowledgeAbstract
Currently, the development of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) is noto-rious for the evolution of all sectors of society. In the school context, technologies appear as an at-tractive means for information to be consolidated. Technological devices facilitate access and the acquisition of knowledge, but they are not decisive, since the mediation of information is funda-mental for the construction of knowledge. However, for information to become knowledge, it is necessary to understand, have a critical sense and make sense for the lives of individuals. In this sense, the study aims to discuss contributions of knowledge construction, appropriation of infor-mation and the use of digital information technologies (TDIC) for contemporary society, especially the educational context. With the development of a bibliographic review based on the production of researchers who develop studies on this theme, it was possible to elaborate the concepts of in-formation, knowledge and digital technologies and correlate them to the school context.
Downloads
References
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londri-na: Abecin, 2015.
ALMEIDA JUNIOR, O. F. Informação e Conhecimento. E os dados? In: PRADO, Jorge do (Org.). Ideias emergentes em Biblioteconomia. São Paulo: FEBAB, 2016. 116p. p.15-19. Disponível em: https://ideiasemergentes.files.wordpress.com/2016/03/ideiasemergentesembiblioteconomia2.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.
CAVALCANTE, L. DE F. B.; VALENTIM, M. L. P. Informação e conhecimento no contexto de ambientes informacionais. In: VALENTIM, M. L. P. (org.). Gestão, mediação e uso da infor-mação. São Paulo: cultura acadêmica, 2010. P .235-254. Disponível em: http://www.repositoriobib.ufc.br/000006/00000603.pdf. Acesso em: Acesso em: 09 set. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HESSEN, J. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Disponível em: http://files.ensinodecienciasnaamazonia.webnode.com/20000016655ef456e4d/JOHANNES_HESSEN_-_teoria_do_conhecimento.pdf Acesso em: set. 2020.
ILHARCO, F. Filosofia da Informação: uma introdução à informação como fundação da ac-ção, da comunicação e da decisão. Universidade Católica: Lisboa, 2003.
MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Cam-pinas, SP: Papirus, 2013. p. 141-171.
MORIN, E. O Método 3 – o conhecimento do conhecimento. tradução Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. P.286. Disponível em: http://docplayer.com.br/43444339-O-metodo-3-o-conhecimento-do-conhecimento.html Acesso em: 13 set. 2020.
PRIOSTE, C; RAIÇA, D. Inclusão digital e os principais desafios educacionais brasileiros. Re-vista online de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 860-880, oct. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10457. Acesso em: set. 2020.
SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.50, pp.26-40. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s010132622000000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 set. 2020.
SMOLKA, A. L. B; GOES, M. C. R. A linguagem e o outro no espaço escolar. Vygotsky e a construção do conhecimento. [livro eletrônico]. Papirus: campinas, 2020. (Coleção Magisté-rio: Formação e trabalho Pedagógico) 1.025Kb; ePub
VALENTIM, M. L. P.; GELINSKI, J. V. V. Gestão do conhecimento como parte do processo de inteligência competitiva organizacional. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, 2005. Disponível em: https://1library.org/document/yr3px0jy-conhecimento-inteligencia-competitiva-organizacional-management-organizational-competitive-intelligence.html?utm_%20source=search_form. Acesso em: 09 set. 2020
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.