Proposta de um Programa para Desenvolvimento de Competências em Informação para Alunos do Ensino Profissional
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y267-77Keywords:
Programa para desenvolvimento de competência em informação. Competência em Informação. Ensino Profissional.Abstract
Apresenta uma proposta de um programa para desenvolvimento de competências informacionais em alunos matriculados no ensino profissional. Caracteriza-se por uma pesquisa descritiva e exploratória em forma de estudo de caso em uma instituição nacional que é referência em educação profissional na área de comércio e serviços Por meio de um levantamento bibliográfico e documental, analisaram as atividades desenvolvidas para serem sistematizadas em forma de um programa pautado nas diretrizes internacionais e voltado para necessidades de informação de estudantes matriculados em cursos de ensino profissional. Além do programa, apresentam-se atividades e indicadores de avaliação para verificar se os objetivos foram alcançados. Concluiu-se que o trabalho colaborativo entre os vários tipos de profissionais envolvidos a instituição, tais como bibliotecários, pedagogos e professores da instituição, fizeram a diferença na sistematização das atividades e alcance dos objetivos propostos em ações que visavam o conhecimento em fontes e recursos de informação e também a compreensão e disseminação da informação visando à construção e compartilhamento do conhecimento pelos alunos beneficiados com o programa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.