O gerenciamento de redes sociais digitais como possibilidade estratégica na comunicação pública: o caso do Instituto Federal do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y777-99Palabras clave:
Comunicação Pública. Mídias Sociais. Redes Sociais Digitais.Resumen
Elaborado a partir de um estudo de caso realizado no Instituto Federal do Rio de Janeiro, este trabalho associa teoria e prática de temas da Comunicação Pública e da Gestão de Plataformas de Redes Sociais, com o objetivo principal de analisar a produção estratégica de conteúdo nas Redes Sociais Digitais oficiais da Instituição entre os anos de 2014 e 2018. Para isso, verificou-se especificamente como os conceitos de interatividade, conteúdo e monitoramento dos dados foram empregados a partir das definições de Comunicação Pública. O estudo de caso considerou o ambiente digital do Instituto, mapeando as plataformas por ele usadas e identificando seus perfis oficiais. Como técnicas de coleta de dados, optou-se pela entrevista e pela observação participante. Ao todo, foram realizadas sete entrevistas, sendo os sujeitos da pesquisa servidores e estagiários (todos da Comunicação), responsáveis por gerenciar as páginas oficiais nas Redes Sociais Digitais do Instituto e por criar seu conteúdo. Posteriormente à coleta dos dados, empregou-se a técnica da análise de conteúdo, por meio da qual os resultados mostraram, em razão do uso equivocado das plataformas, uma baixa interatividade nas Redes Sociais Digitais da Instituição e pouco diálogo entre elas e os usuários. Embora o monitoramento de dados ainda seja insuficiente, concluiu-se que, além de a produção de conteúdo durante esse recorte temporal ter sido feita sob demanda e sem planejamento, a ausência de uma Política de Utilização de Redes Sociais Digitais atrelada à Política Institucional do Instituto foi um grande limitador do trabalho da Comunicação Organizacional, sobretudo no gerenciamento de suas Redes Sociais Digitais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.