O conceito de intervencionismo em Economia: uma análise discursiva a partir de artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y816-38Palabras clave:
Intervenção. Intervencionismo. Artigo científico. Linguística de Corpus. Análise do Discurso.Resumen
Este artigo tem por objetivo identificar no discurso científico de alguns artigos publicados na Revista Análise Econômica no período 2015-2019 as colocações dos termos “intervenção” e “intervencionismo” em seus contextos, a fim de rastrear seus vieses ideológicos - se intervencionista ou liberal - por meio da Linguística de Corpus. A Linguística de Corpus é uma metodologia que se ocupa da coleta e exploração de uma grande quantidade de textos em formato eletrônico para fins de pesquisa linguística. Com o auxílio do gerenciador de corpus Sketch Engine, identificaram-se as ocorrências do termo “intervenção” e “intervencionismo”. A análise dos dados foi realizada a partir de um referencial teórico da área de Economia e de Análise do Discurso no contexto da Ciência da Informação. Destaca-se que, no âmbito da Ciência da Informação, o levantamento de termos em seus contextos discursivos tem se mostrado imprescindível para a validação de conceitos em determinados domínios, visando ao aperfeiçoamento de Sistemas de Organização do Conhecimento. Para tanto, a Linguística de Corpus, como abordagem de corpus, e a Análise do Discurso, como metodologia de análise de textos científicos, têm contribuído para a Organização do Conhecimento, uma vez que, para que se elaborem sistemas de acesso à informação, além de tecnologia, é preciso entender a informação e seus múltiplos sentidos. O que se constatou nos artigos analisados foi um viés pró-intervencionismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.