Incursões sobre avaliação aberta

Autores/as

  • Joana Coeli Ribeiro Garcia UFPB

Resumen

Focaliza a criação do periódico científico e o início do século XVI época em que o conhecimento era discutido em praça pública (open review) e por decisão dos inquisidores (avaliadores) os autores eram aprisionados até mudar (ou não) de ideia. O periódico foi primeiro entregue aos editores de livros que aceitaram o intento avizinhando sua socialização, a ampliação em quantidade economicamente rentável até ser patrocinado por editoras comerciais e universitárias. Nessa travessia a ideia de blind review surge e se consolida. Embora a ciência aberta conte a partir dos séculos XX e XXI com tecnologias aptas a ajudar a ciência a resolver problemas: tornando a comunicação mais rápida entre os indivíduos; conhecimento disponível para os registros científicos; transformações dos registros científicos armazenados e
consultados, e acesso aberto, a open review que ofereceria mais qualificação, ainda não conquistou maior espaço na comunicação científica a despeito de editores, autores e avaliadores a defenderem. A avaliação em sistema aberto
convém à ciência nessa condição, embora não haja unanimidade na comunicação científica da possibilidade de uso generalizado de open peer review (OPR). O artigo, fomenta argumentações, não necessariamente fornecendo todas as respostas, mas, atingindo o objetivo em favor da avaliação aberta, nos tempos hodiernos.

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Biografía del autor/a

Joana Coeli Ribeiro Garcia, UFPB

Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB e Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE.

Publicado

2023-03-30

Cómo citar

Garcia, J. C. R. (2023). Incursões sobre avaliação aberta. Ciência Da Informação Em Revista, 8(3), 81–94. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12974

Número

Sección

Artigos de Revisão | Review Articles