A inteligência analítica em pequenas unidades do Setor de Segurança Pública no Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y6103-119Palabras clave:
Inteligência Analítica, Polícia Militar, Destacamentos, Inteligência no Brasil.Resumen
Inteligência analítica tem como objetivo a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos sobre fatos e situações que exercem potencial influência sobre o processo decisório. No Brasil o Sistema de Inteligência tem como fundamentos a preservação da soberania nacional, a defesa do Estado Democrático de Direito e a promoção da dignidade da pessoa humana. O presente estudo foi realizado a partir de pesquisa qualitativa e busca por referencial teórico para dar embasamento ao estudo de caso. Foram selecionados os 51 Destacamentos que fazem parte da 17ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O objetivo foi fazer um levantamento sobre a inteligência analítica (IA) na percepção dos gestores dos destacamentos, que tem um papel fundamental para auxiliar na busca por melhores resultados e auxiliar no planejamento operacional. Sabe-se das dificuldades de utilização da IA neste setor. Como procedimento metodológico, foi utilizado um questionário adaptado de Zarantoneli (2002), o qual foi enviado via correio eletrônico, no qual se buscou verificar a IA como suporte das ações e operações de polícia ostensiva de preservação da ordem pública no estado de Belo Horizonte. De acordo com esta pesquisa pode-se afirmar que a inteligência pode auxiliar na melhoria de resultados. Pode-se constatar que os gestores destas pequenas unidades de Policia Militar, os Destacamentos, mostraram que têm convicção de sua importância, baseando se no resultado da afirmativa de que o serviço de inteligência é relevante do ponto de vista da operacionalidade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.