O desafio do exercício arquivístico em instituição de comunicação
um estudo de caso na TV Tambaú
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-17Mots-clés :
emissora de televisão, papel do arquivista, TV TambaúRésumé
O presente trabalho objetiva apresentar os desafios e as possibilidades do fazer arquivístico na emissora de televisão, TV Tambaú (João Pessoa – Paraíba). Para isso, foi necessário identificar o papel do arquivista, delineando suas perspectivas e problemáticas, por meio da observação direta e da análise de três dos seus arquivos: gestão de pessoas, de compras e de fitas videomagnéticas. A pesquisa possui caráter exploratório, envolvendo levantamentos bibliográficos e documentais, coletando os dados também por meio de observação direta e entrevista não-estruturada, direcionadas aos seus respectivos responsáveis; descritivo, relatando as características referentes ao objeto deste trabalho, além do uso da abordagem e da análise qualitativas. Acerca dos resultados obtidos, recomenda-se a implantação da gestão documental, aplicação de técnicas de conservação e preservação física e digital, padronização nos métodos de ordenação, digitalização, constituição de arquivos setoriais, armazenamento e acondicionamento, em prol de obter controle informacional, acesso e uso dos seus usuários. Conclui que o arquivista, além de proporcionar a organização e a gestão dos variados tipos documentais, influencia diretamente no poder decisório organizacional e acesso à informação, tanto para os usuários internos como para os externos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.